Prefeitura de Jequié realiza palestra sobre Saúde Mental no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

Para promover a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira, 22, no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), no Centro da cidade, uma palestra sobre o tema, como parte da campanha ‘Janeiro Branco’, que tem por finalidade disseminar o conhecimento relacionado à saúde mental por meio de diversas atividades, em uma programação articulada pelos setores de atuação da saúde municipal. Estiveram na ocasião, a coordenadora do CAPS AD, Jéssica Maia; o psicólogo, Jorge Sampaio, que ministrou a palestra; a equipe de profissionais do CAPS AD, e os atendidos pelo Centro.

Ao explanar sobre a importância da saúde mental para a promoção da estabilidade psíquica e emocional, em benefício à qualidade de vida, o psicólogo, Jorge Sampaio, além de levar informações técnicas da área de psicologia contribuiu para um momento de autoanálise e reflexão, um espaço de reconhecimento das emoções, pensamentos e propósitos da vida. Em sequência, foi realizada uma roda de conversa entre o profissional e os atendidos do CAPS AD. Logo depois foi servido um café da manhã, no encerramento da ação.


Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações estressantes que são comuns nas rotinas diárias e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva. Sendo assim, a campanha ‘Janeiro Branco’ tem como princípio valorizar o equilíbrio mental e alertar sobre o risco de doenças que afetam a qualidade de vida, sendo algumas delas a depressão, a ansiedade e o estresse, entre outras.

“A campanha ‘Janeiro Branco’ foi criada em janeiro de 2014 e é articulada no primeiro mês do ano, por ser um período que motiva as pessoas a realizarem uma autoanálise e reflexão sobre as emoções, pensamentos e propósitos de vida. A campanha tem a missão de difundir conhecimentos sobre a saúde mental e sua importância para o ritmo equilibrado da vida. É preciso falar sobre saúde mental em nosso município e também sobre as doenças que impactam a qualidade de vida, gerando inúmeros transtornos para que possamos identificar e garantir atendimento para todos aqueles que precisam.”, disse o secretário de Saúde, Vítor Lavinsky.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas