Prefeito de Brejões critica processo de escolha em pleito da UPB: ‘Tinha que discutir mais’

O prefeito reeleito de Brejões, no Vale do Jiquiriçá, Sandro Correia, criticou o processo de escolha para candidatura à União dos Municípios da Bahia (UPB). No próximo dia 10 de março, o gestor de Jequié, no Sudoeste, Zé Cocá será aclamado como novo presidente da entidade municipalista, já que é o único candidato do pleito. Sandro Correia diz que mesmo com os problemas acarretados com a pandemia, era necessário discutir mais o processo e tirar dele uma agenda de defesa dos interesses dos 417 municípios do estado.
“Eu acho Zé Cocá um excelente quadro, um cara que já tem uma história e vai ter um futuro brilhante. Mas a dinâmica da eleição da UPB não favorece os municípios. Não teve a construção de compromisso. Porque essa escolha de candidato não favoreceu o diálogo. Tinha que discutir mais. Mas vão falar: ‘ah, mas isso a UPB é que vai mudar’. Eu acho é que a gente tem que criar as bandeiras”, declarou ao Bahia Notícias.

Sandro Correia declarou que uma das questões urgentes para as cidades é a divisão do bolo tributário [repasse de impostos] que é concentrado na União, com a segunda maior parcela para os estados e a menor para os municípios. “A gente precisava discutir mais o regime de colaboração. Os municípios são muito penalizados com os custos dos serviços porque tem a menor fatia do bolo”, acrescenta.

Para o prefeito de Brejões, relações de parceria com o governo do estado ou entendimento com governo federal são importantes, mas não são tudo. “Embora, a gente seja alinhado com Rui Costa e precise ter um entendimento com o governo federal, tem momentos que o interesse das outras esferas divergem da causa municipal”, pontua.

O prefeito de Brejões avalia que além da pandemia, influenciaram na falta de discussão sobre o pleito da UPB, a entrada de novos gestores nas prefeituras do estado, além da situação dos reeleitos, ocupados com questões pendentes do mandato. “A gente falhou também”, finaliza.


Comentários

Deixar uma Resposta


Notícias Relacionadas