Outubro Rosa: a importância da prevenção do câncer de mama


O mês de outubro passou a ser conhecido pela iniciativa focada em chamar a atenção das pessoas para uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil: o câncer de mama. Através de alertas e campanhas, o objetivo é incentivar o autoexame das mamas através do toque, e exames periódicos mensais, para que seja identificado a existência de algum caroço na região ou sintomas da doença precocemente.

O movimento tomou partida nos Estados Unidos, em Nova Iorque, no ano de 1990 através da Fundação Susan G. Komen for the cure, que organizou uma corrida, com fundos arrecadados para alertar sobre a doença e, durante a corrida os participantes usavam um laço rosa na altura do peito, que hoje se tornou o símbolo do movimento. Desde então, a corrida passou a acontecer anualmente até viralizar e ser aderida por muitos outros países.

No Brasil, o movimento foi aderido em 2002, partindo de mulheres que já o conheciam e queriam trazê-lo para o país. Unidas a uma empresa de cosméticos, iluminaram todo o Mausoléu do Soldado Constitucionalista com luzes cor de rosa durante todo o mês de outubro.
O câncer de mama é o segundo mais recorrente no público feminino e representa 28% dos casos anuais. Causa inúmeras mortes entre as mulheres, e o número vêm aumentando. Mas é importante ressaltar que, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 90%! Em razão disso, a conscientização se torna extremamente importante e cada vez mais necessária, e nós do Itiruçu Online , apoiamos essa causa!


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas