O que tem causado a escalada da Violência ?

blog

A cidade de Itiruçu vem sofrendo nos últimos anos um aumento em seu número de registros de ocorrências policiais. A escalada da violência pela qual a cidade tem passado é um reflexo do que vem acontecendo no país como um todo.

Na cidade ocorreu um grande aumento nos registros de ocorrências de furtos, roubos, homicídios devendo a sociedade participar do processo e planejamento de um novo modelo para a questão da segurança pública, que não pertence somente às polícias, mas, principalmente aos cidadãos.

Na atualidade a segurança pública no Brasil encontra-se abalada com diversas ocorrências de crimes onde os agressores cada vez mais se utilizam de violência e brutalidade contra as pessoas. Na grande maioria das vezes uma violência desnecessária, mesmo contra vítimas inocentes. A sociedade tem clamado a cada dia por mais segurança, contudo o Estado tem sentido dificuldades para conter a escalada que este fenômeno tem empreendido.

O cidadão fica acuado diante dessa situação, pois imagina que o Estado, na pessoa de seus agentes específicos, não têm cumprido o seu papel a contento, deixando-os à mercê dos promotores da violência. Esse sentimento de impotência talvez se exacerbe ainda mais devido à ênfase que a mídia confere ao assunto. As pessoas comuns têm o costume de confundir “segurança pública” com “polícia”, ficando por isto, de fora dos processos de construção e tomada de decisão no tocante a este assunto, mesmo tendo votado e elegido seus representantes democraticamente. A sociedade como um todo deve se voltar para o assunto, não somente para reclamar e pedir providências, devendo fazer propostas para a melhoria do atual modelo de segurança.

 Filhos de Itiruçu


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas