O mundo está sem endereço

Por Alberto David

O mundo está  sem endereço .  “Maldito o homem que confia  no homem” , disse Jesus,  e  “Confiai apenas  no Senhor”,   disse um profeta ,  obviamente esse profeta  não disse isso  para ofender o homem,  apenas que abríssemos   os olhos,  pois o Senhor não falha nunca,  mas  o homem  derrapa.  Confiar com cautela  e saber que em primeiro lugar vem  a amizade de Deus e depois a do homem.  Lembrei-me, também,  do filósofo Diógenes  que  caminhava  pelas ruas  da sua cidade, acompanhado  de um  cachorro,  numa noite nevoenta  e escura.  Andava para lá e para cá  com uma lanterna na mão e as pessoas  o  paravam, curiosamente, para  questioná-lo:  “ Mestre,  o que há? O senhor a  estas horas,  caminhando   sozinho,   sem rumo?”. E ele, de imediato, deu a  resposta:

“Procuro um homem honesto “ .

Mais  adiante,  encontramos outra  reflexão  do nosso Rui Barbosa,  que  afirmou:   “Chegará o dia em  que  o homem sentirá vergonha de ser honesto…” , que vem  coadunar perfeitamente  com as palavra de  Jesus , “Maldito é homem que confia no homem”.

Analisando bem,  como  é bonito encontrarmos um homem  honesto ou uma  amizade que enche os nossos olhos.  E, às vezes, conversando com os meus botões,   fico extasiado com essas pessoas.

Existem amigos, sim!

Mesmo contando nos dedos da mão, muito me orgulho dos meus  poucos amigos.  Herzem Gusmão  é  um deles,  sempre procurou me apoiar em todos os momentos.  Acredito que iniciamos as carreiras juntos,  aí pelos anos 70. Num tempo fervoroso e de  crise em   minha vida,  no que se refere à minha trajetória como  artista, todas às vezes que o procurei para divulgar  meus trabalhos ele estava  ali,   apresentando à comunidade o valor da terra . Foram dezenas ou  centenas de entrevistas. Tinha ( e tem) uma grande admiração por mim . Era assim,  lembro-me do episódio  na Rádio Clube de Conquista , quando pedi  uma música  ao locutor, pessoalmente ,  e ele  me atendeu  mal e foi um  rebu . No outro dia, fui reclamar a Herzem   que, na época,  era gerente do Banco da “Abelhinha”.  Ele deu uma bronca no  radialista e acrescentou:   “David é um valor da terra e tem que ser respeitado”.

Herzem  foi sempre generoso. Passado um tempo,  nos reencontramos   em Salvador,  onde  buscávamos  novas plagas para tentar a sorte . Ele passou por algumas emissoras dali e me solicitou uma entrevista, e   prontamente fomos para o ar.

Ele  prosperou,  tornando-se um expoente máximo  na locução. Defensor ferrenho das injustiças e nunca deixou de lado a  generosidade.  E esse lado  poucos o  conhecem ,  é sua referência maior dentre outras qualidades. E também existem outros  amigos que muito me ajudaram na minha carreira,  sob todos os aspectos. Fico feliz, quando os  encontro.

“Maldito o homem  que confia no homem” . Essa frase agora  chega a exagerar, mas é mais uma força de expressão.  Amigo  está  mesmo difícil  e honestidade também ,  porém o pior de tudo  é a agressividade no homem, um homem virou uma besta, há maldades que nos entristecem de uma  maneira repugnante .

Neste século,  a maldade humana chega a  ultrapassar todos os limites e acredito que Deus mais uma vez está decepcionado com sua  própria  criação.

Há casos horrendos,  crianças abusadas  pelos  próprios pais, torturas e assassinatos praticados por traficantes,  que fariam os coronéis  do tempo da ditadura  se borrarem , e mortes violentas de adolescentes e jovens envolvidos com drogas. Também  perversidades  praticadas contra os animais cujos  vídeos  nas redes sociais não me deixam mentir,  a exemplo de um vídeo em que  se pega uma caixa  com  um gatinho e alguém põe  gasolina  e  outro risca o fósforo. O  bichinho grita e sai correndo em chamas, sob  palmas dos homens sem lei .

E aí eu fico pensando, se existe o inferno eles hão de estar lá. Eu peço a Deus que reveja o mundo,  por piedade.

Publicado no Resenha Geral


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas