Municípios de Maracás e Planaltino negam assistência à Comunidades‏

estrada

Barragem do Lameiro, a segunda maior reserva d’água que divisa os municípios de Maracás e Planaltino e tem o seu açude como única via de acesso entre os povoados de Lameiro, Água Verde e Poço (Maracás); Figuras e Campinhos (Planaltino), corre sérios riscos de deixar de existir. Os moradores destas localidades dizem ter se cansado de pedir ajuda aos prefeitos dos municípios de Maracás Paulo dos Anjos(PT) e de Planaltino Carlinhos de Merelo (PCdoB), para tentar resolver o problema que se arrasta desde abril de 2013, quando fortes chuvas que caíram naquela época. Inicialmente os dois prefeitos queixavam-se da falta de equipamentos e do alto custo com o aluguel destes para sanar o problema.

Passado o tempo, os moradores dos povoados passaram a considerar como descaso e abandono dos políticos mandatários, pois, mesmo tendo recebido dos governos federal e estadual conjuntos de equipamentos para recuperação de estradas vicinais de forma individual e através do Consórcio Intermunicipal do Vale do Jiquiriçá, não se deram conta dos prejuízos que vem sendo causados a população, principalmente nos laços econômicos, político-social, cultural e de turismo local que existe há dezenas de anos entre os moradores afetados.

planaltino

O Itiruçu Online ouviu alguns agricultores e moradores que queixaram-se de que foi interrompido o acesso as Casas de Farinha que utilizavam no Povoado de Campinhos, outros reclamaram do fim da relação cultural entre os povoados, e citaram como exemplo a mudança da “Cavalgada dos Amigos da Amizade” que finalizava sempre no povoado de Campinhos e mudou-se para Planaltino, da parceria nos Reisados, no intercâmbio escolar, além do medo de perderem definitivamente a Barragem do Lameiro, caso ela venha a romper-se com os estragos causados pela erosão das recentes chuvas.

ssss

Perder este bem, que para muitos que a utilizaram como pesqueiro e retiraram o alimento para matar a fome de seus familiares por muitas vezes nas grandes secas do passado, poderá ser um prejuízo incalculável. Não só o abandono flagrado com a Barragem do Lameiro, foram registrados vários trechos das estradas que interligam esses povoados e fazendas estão em péssimo estado, caos. As comunidades prejudicas pedem socorro. Alguns Trechos ao longo dos dolorosos 6 Km, para os que conseguem passar de alguma forma para o município de Planaltino na ligação Lameiro/Campinhos e Figuras/Campinhos.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas