Maria Quitéria recebe prêmio dedicado a mulheres de destaque

linda

A entrega do prêmio ocorreu no Cine Glauber Rocha, em Salvador, com um brilho especial. Na primeira fila da plateia, as homenageadas. No telão, o rosto de Alice Bottas, primeira diretora do Sindicato da Bahia, era revezado com a figura das ganhadoras do prêmio. A apresentação musical do grupo Importuno Poético deu o ritmo da celebração.

A presidente da UPB subiu ao palco sob aplausos. No discurso, ressaltou a força e a coragem da mulher em superar as adversidades, preconceitos e duplas ou triplas jornadas. “Meu sentimento é de que somos campeãs porque nos sobrepomos aos desafios que a vida nos oferece”, destacou. Ao agradecer a diretoria do Sindicato dos Bancários, ela lembrou que a homenagem colabora para que o Brasil seja um país onde homens e mulheres caminhem lado a lado com respeito e dignidade.

Além de Maria Quitéria, referência da presença da mulher na política, Verônica Almeida (atleta paraolímpica), Mary Castro (socióloga), Makota Valdina (combate ao racismo), Rebeca Serravall (ex-diretora do SBBA), Sandra Muñoz (direitos LGBT), Mariana Dias (presidente da UEB) e a cantora Margareth Menezes, foram homenageadas, representando mulheres de todo país, que somam delicadeza e garra para enfrentar o preconceito e as adversidades do dia a dia.

O presidente do SBBA, Augusto Vasconcelos, ressalta que o prêmio é mais uma bandeira de luta emancipacionista. Já a diretora do Departamento de Gênero do Sindicato, responsável pela realização do evento, Alda Valéria, lembra que a atividade faz parte da programação do Mês da Mulher.

A plateia, formada por familiares de Alice Bottas e das homenageadas, representantes do movimento social, da sociedade civil e da política, como a secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Olívia Santana, e o vereador de Salvador Everaldo Augusto, também abrilhantaram a festa, que, certamente, ficará na memória.

 Com informações do SBBA


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas