Livro do Prof. Itiruçuense Joceval Andrade ‘Descartes e a Morte de Deus’ será lançado em Salvador

Será lançado no próximo dia 16 mais um livro do escritor itiruçuense, Prof. Dr. Joceval Andrade Bitencourt.  É sua segunda obra que trata como tema central ‘Descartes e a Morte de Deus’.  A obra será lançada pela Editora Paulus, em Salvador, na Rua Direita da Piedade, próxima a Secretaria de Segurança Pública, às 10h;

 

Quem é Joceval Andrade Bitencourt?

 

Nascido em Itiruçu, graduado e pós-graduado filosofia pela Universidade Federal da Bahia     ( UFBA), com mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Autor do livro: Descartes e a Morte de Deus. Atualmente é professor na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), membro do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE). Tem trabalhado na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia do século XVII, Filosofia Polícia Subjetividade, Ética.

A Obra:

 

Nos três capítulos o autor busca percorrer de forma abrangente o território filosófico de Descartes, procurando entender o esforço intelectual deste, bem como as consequências desse esforço, para justificar e legitimar a presença de Deus na ordem das razões do homem. O livro trata das possibilidades e limites da metafísica cartesiana, tendo como alvo principal investigar se é possível creditar à filosofia de Descartes a inauguração, na cultura ocidental, do postulado da “morte de Deus”. O resultado desse postulado na ciência e na metafísica cartesiana é a afirmação do homem como centro em torno do qual deve gravitar todo conhecimento, cuja causa originária é a autonomia da razão. O cogito, ao afirmar, através dos fundamentos do método, inspirado nas leis da matemática, a primeira verdade, subordina todas as verdades a essa primeira verdade. Como consequência, o homem tornasse o único ser responsável pelo aparecimento da verdade no mundo.


Comentários

Deixar uma Resposta


Notícias Relacionadas