Lajedo Tabocal: ‘Nucleação de escola é para cumprir a Lei e garantir ensino com mais qualidade’, diz prefeito

Foto Divulgação.

Escolas do município de Lajedo do Tabocal passam pelo processo de nucleação por falta de alunos. A informação foi checada pela reportagem do Itiruçu Online.  Uma das escolas já avaliadas pela educação foi a Merello Morbeck na comunidade Morro das Rosas, por não ter o mínimo de 25 anos para custeá-la  e  funcionava  com turma multisseriada, tendo matriculados 15 alunos e frequências de 10, com alguns já não residentes no município.

O prefeito Marquinhos Senna (PP), em contato telefônico com o Itiruçu Online, afirmou que o inicio do governo tem sido priorizado ajustar as contas e pensar no processo educacional com mais qualidade, para, segundo ele, evitar que o município fique sem, por exemplo, pagar o piso nacional dos professores.

– Nesse primeiro momento estamos avaliando tudo pensando no melhor. A nucleação da Escola vai permitir um ensino de melhor qualidade. Nossa decisão foi discutida com a comunidade. Fiz questão de eu mesmo ter indo discutir com eles. Temos uma rede de ensino com um quadro diferente, onde são cerca de 8 alunos por professores e precisamos reorganizar muita coisa para seguir dentro do que rege a Lei”. Disse.

O prefeito ainda lamentou ter que nuclear a escola justamente na região onde vive. “Não é uma ação que me deixa satisfeito, porém, é a forma mais justa e ponderada de manter nessas Comunidades, não só os prédios físicos, mas, acima de tudo, um ensino eficaz, de aproveitamento, de excelência, valorizando não só a comunidade, mas os profissionais, os alunos e os pais que lá residem. Quero que fique bem claro que a escola Merello Morbeck só não irá funcionar como sala de aula tradicional, já que temos planos, junto as Secretarias Municipais, para aprimorarmos e otimizarmos o espaço da melhor forma possível, desenvolvendo atividades lúdicas e extra curriculares para buscar o bem estar dessa comunidade.” Disse

O Itiruçu também conversou com a diretora da APLB local, professora Nádia Alves, que confirmou a necessidade de organização na educação. O sindicato vinha discutindo melhoras na educação nos últimos anos e brigando por direitos adquiridos da classe.

Já a Secretaria de Educação emitiu uma nota sobre o assunto, confira a integra abaixo:

 

A Prefeitura Municipal de Lajedo do Tabocal, através da Secretaria Municipal de Educação, vem a público esclarecer informações que circulam na cidade e em redes sociais, a respeito do fechamento da Escola Municipal Merello Morbeck, situada no Povoado Morro das Rosas.

A proposta pedagógica desenvolvida para as escolas do Município, tem como objetivo, promover uma educação focada na formação do ser humano e da valorização, integração e socialização do contexto de vida dos educandos.

Tivemos um ano de 2020 muito atípico. Os efeitos da pandemia da COVID-19, afetaram drasticamente a produtividade educacional, resultando em índices de aproveitamento muito aquém da esperada proposta educacional exigida pelo Ministério da Educação.

Para o ano de 2021, foi proposto para Escola Merello Morbeck, um projeto de nucleação com a Escola Armando São Paulo no Povoado da Fazenda Nova, visando melhorar o acesso e a qualidade na educação e a prática pedagógica, reduzindo as turmas multisseriadas, proporcionando um melhor processo de ensino/aprendizagem em que os alunos são contemplados de forma mais equitativa.

Ressaltamos, que a nucleação foi pensada visando dar mais dinamismo e integração ao processo de aprendizagem entre os alunos dos povoados de Fazenda Nova e Morro das Rosas, além da melhor utilização dos recursos públicos, face a otimização e organização do numero de alunos e profissionais envolvidos no processo. Assim, os estudantes do Povoado do Morro das Rosas, passarão a ser atendidos na Escola Municipal Armando São Paulo, com a mesma qualidade e excelência de ensino e sem prejuízos com a mudança, tendo em vista a preocupação da gestão pública em propiciar o transporte escolar municipal, no ato de retorno às atividades presenciais, com conforto e em tempo hábil.

Ressaltamos, que o processo de nucleação das escolas da Zona Rural é um fenômeno de ordem nacional, que busca o melhor atendimento e o fortalecimento da educação no campo. É válido salientar, que o processo de nucleação de unidades escolares não é exclusivo do Brasil, tendo em vista que tal feito, foi realizado, com outras terminologias em países como Costa Rica, Estados Unidos, Irã, Índia, Canadá e Colômbia.

“Infelizmente, essa situação de migração de alunos de um Povoado para outro, em especifico, Morro das Rosas/Fazenda Nova, “Minha Região” não é uma ação que me deixa satisfeito, porém é a forma mais justa e ponderada de manter nessas Comunidades, não só os prédios físicos, mas, acima de tudo, um ensino eficaz, de aproveitamento, de excelência, valorizando não só a comunidade, mas os profissionais, os alunos e os pais que lá residem. Quero que fique bem claro que a escola Merello Morbeck só não irá funcionar como sala de aula tradicional, já que temos planos, junto as Secretarias Municipais, para aprimorarmos e otimizarmos o espaço da melhor forma possível, desenvolvendo atividades lúdicas e extra curriculares para buscar o bem estar dessa comunidade.” Disse o prefeito Marquinhos Sena.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas