Lafaiete inicia criação do Plano de Saneamento Básico

lafaite

A Prefeitura Municipal de Lafaiete Coutinho, em parceria entre a Funasa e o Ministério da Saúde, realizaram nesta sexta-feira (17), oficina para discutirem a preparação do Plano de Saneamento Básico do Município.

A iniciativa do Sanear Mais Bahia é apoiar o Planejamento das ações de saneamento básico nos 50 municípios baianos selecionados, entre eles, Lafaiete Coutinho. O objetivo é prestar assistência técnica e aportar recursos na elaboração de Planos de Saneamento Básico nos municípios.

IMG-20141017-WA0017

Durante o evento, representantes do poder público, da sociedade civil e instituições como sindicatos, associações e outras estiveram na reunião, participando do debate e apresentação do Programa. Presentes: prefeito Zenildo Brandão, secretariado, vice-prefeito, vereadores e representantes das instituições envolvidas no projeto de elaboração.

IMG-20141017-WA0015

O Sanear Mais Bahia é um Projeto de parceria entre a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), o Crea-Bahia, a União dos Municípios da Bahia (UPB) e as Prefeituras. O Plano apresentou ainda, os Termos de Compromisso e o Cronograma de atividades que serão realizadas até dezembro de 2015.

IMG-20141017-WA0016

Para a implantação do Sanear Mais Bahia, o município de Lafaiete Coutinho precisa realizar as seguintes ações como contrapartida:

-Elaborar o MPSB- Plano Municipal de Saneamento Básico

-Enviar Projeto de Lei do PMSB para aprovação do Poder Legislativo Municipal.

-Buscar e fornecer as informações solicitadas

-Garantir a plena divulgação dos eventos no intuito de assegurar a ampla participação da população em todo o processo de elaboração do PMSB – Plano Municipal de Saneamento Básico

-Fornecer e garantir estrutura física e logística para realização dos eventos de participação social, dentre outros.

-A Prefeitura Municipal já está encaminhando todas as ações necessárias para a execução do Plano Sanear Mais Bahia, inclusive, para a realização da I Conferência Pública Municipal, realizada nesta sexta-feira 17 de Outubro.

IMG-20141017-WA0012

O Sanear Mais Bahia é um projeto com formato pioneiro que busca justamente suprir a falta de engenheiros e técnicos em cidades pequenas. Dos 417 municípios baianos, 373 têm população abaixo de 50 mil habitantes, 309 dependem exclusivamente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para se manter e 265 encontram-se na região do semiárido.

Os Planos Municipais de Saneamento Básico envolvem ações em quatro áreas: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e destinação de resíduos sólidos. Os PMSB’s precisam estar integrados ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), além de serem realizadas análises dos impactos nas condições de vida das populações.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas