Jovem itiruçuense é ordenado diácono na Catedral Diocesana de Jequié

O jovem Seminarista Jânio Santos da Cunha, Itiruçuense, foi ordenado diácono da Igreja Católica no último dia 22, às 18h30min na Catedral Diocesana de Jequié. A ordenação foi conduzida por Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFM Cap. Bispo Diocesano e concelebrada por padres da região.

Os diáconos têm funções importantes desde a igreja primitiva e, assim como os padres e bispos, recebem o sacramento da Ordem. O diaconato é o primeiro grau do sacramento da Ordem. O presbiterato (padres) é o segundo e o episcopado (bispos) é o terceiro. Portanto, todo diácono católico deve ser ordenado por um bispo num ritual próprio. O ministério eclesiástico, divinamente instituído, é exercido em diversas ordens pelos que desde a antiguidade são chamados bispos, presbíteros e diáconos.

Jânio ladeado pelos pais, o casal João Santana e a professora Nete Cunha.

Jânio Santos da Cunha passou por oito anos de formação para a ordenação, entre estudo de filosofia e teologia e o estágio pastoral.  “Ser diácono é ser servidor. Assim como Jesus disse: “Eu não vim para ser servido, mas para servir”. Eu ofereço a minha vida a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, para me colocar a serviço nas celebrações litúrgicas, no anúncio da Palavra de Deus e na vivência da caridade, principalmente nos mais necessitados. Agradeço a Deus e a Igreja por me conceder este ministério diaconal, mesmo com as minhas limitações, mas conto sempre com a graça de Deus e é Ele quem realiza em nós”, disse o diácono em contato com o Blog Itiruçu Online.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas