Jequié sedia encontro territorial de secretários de educação

Teve início, nesta quarta-feira, dia 18, sendo encerrada nesta quinta, 19, o Fórum de Secretários da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), para o Território Médio Rio das Contas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Na pauta do encontro, diálogo e organização para proposta de construção diversificada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com o território ao qual pertencem os gestores municipais. Estiveram presentes a secretária de Educação, a professora Graça Bispo; representantes dos conselhos escolares; membros dos conselhos municipais de educação; além dos gestores da área de educação dos 16 municípios pertencentes ao Território Médio Rio das Contas, que são Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Dário Meira, Gongogi, Ibirataia, Ipiaú, Itagi, Itagiba, Itamari, Jitaúna, Manoel Vitorino, Nova Ibiá, Ubatã e Jequié.

O encontro contou com palestras de José Mendes, coordenador do Território Médio Rio das Contas e da professora Neísa Pereira dos Santos de Castro. Os temas abordados foram: Conhecendo o Território Médio Rio das Contas; Histórico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); BNCC: da homologação a adaptação de currículos; BNCC: as competências Gerais.

“Então, esse evento tem de fato o papel de reforçar a importância que a Educação tem, que é tornar as pessoas mais humanas, a partir do conhecimento. Abordamos aqui, especificamente, o que é o Território, o que o Território produz, porque ele é composto, quem o constrói, e também trabalhamos com os documentos da Base Nacional Comum Curricular. Temos um documento orientador e ele hoje foi, aqui, explorado com suas competências, habilidades, a sua base legal para poder orientar nossos municípios de como elaborar essa Base para reformular os nossos currículos.”, disse Caique Tude, secretário de Educação da cidade de Barra do Rocha e um dos coordenadores do Fórum promovido pela UNDIME.
“O objetivo deste Fórum é discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando os contextos regionais, as especificidades da nossa região, com os elementos culturais, a economia, as estruturas históricas. O BNCC não pode perder de vista as características dos municípios, refletindo os elementos que cada Território tem.”, afirmou a secretária de Educação, a professora, Graça Bispo.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas