Jequié: Profissionais da rede municipal de saúde participam de capacitação sobre tuberculose

A Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria de Saúde, antecipou e realizou do dia 08 a 24 de fevereiro, uma capacitação sobre tuberculose, em comemoração ao Dia Mundial da Tuberculose, que no Brasil é comemorado todos os anos no dia 24 de Março. A qualificação foi ministrada por Alan Machado Pereira, enfermeiro técnico da Núcleo Regional de Saúde Sul/Base Jequié, no auditório do Núcleo, com o objetivo de instrumentalizar médicos e enfermeiros da Atenção Básica, oferecendo, assim, aos usuários da rede de atendimento um diagnóstico mais preciso ao portador da doença, possibilitando um tratamento mais rápido e mais eficaz, uma vez que a tuberculose é infecciosa e transmissível.

A doença é causada pelo bacilo Mycobacterium Tuberculosis e transmitida pelo ar, podendo atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. Os sintomas são tosse acima de duas semanas, febre, suor noturno, perda de peso e dor no tórax. O tratamento da doença é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e todas as Unidades de Saúde do município disponibilizam assistência aos portadores. O tratamento deve ser realizado durante seis meses, sem interrupção para que não haja resistência aos medicamentos. Na tuberculose multirresistente, o tratamento se estende por dois anos ou mais.

No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. Globalmente, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose, levando mais de um milhão de pessoas a óbito, anualmente.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas