Jequié atinge cobertura de mais de 50% da Vacinação contra Raiva

No último sábado, dia 28, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, realizou o Dia D de Vacinação contra Raiva, nas Unidades de Saúde, das 8h às 17h. O município tem uma estimativa de 24 mil cães e gatos, dos quais 13 mil já foram vacinados, prevenindo a zoonose; doença infecciosa viral aguda, que ataca e compromete o organismo dos mamíferos, inclusive do homem. Apenas no Dia D foram vacinados 5.276 cães e 1.028 gatos, perfazendo um total de 6.288 animais. Com isso, o município de Jequié atingiu 53,7% da meta pretendida pela Secretaria de Saúde.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Priscilla Barros, a ação superou muito a estimativa prevista, mas que as ações de prevenção e cuidado devem continuar, por parte das pessoas que têm animais de estimação.

“O dia D foi importante porque tivemos um atendimento muito bom, com muitos animais sendo vacinados. Para quem não sabe, a raiva é transmitida aos seres humanos através do vírus Lyssavirus, pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura desses animais, apresentando-se como uma encefalite progressiva e fatal em 100% dos casos. Por isso é fundamental que os cães e gatos sejam vacinados contra raiva a partir dos três meses de idade, incluindo as fêmeas grávidas ou que pariram recentemente.”, afirmou Priscilla Barros, diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

Os sintomas da raiva em cães e gatos são:

Agressividade, com tentativas de morder pessoas, outros animais e objetos;
Tristeza, com busca de lugares escuros;
Alteração do latido;
Salivação excessiva, com a boca aberta constantemente;
Recusa de alimentos e de água por ter dificuldade de engolir, com engasgos;
Perda de coordenação motora;
Convulsões;
Paralisia nas patas traseiras,
Paralisia total.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas