Jaguaquara festeja seus 95 anos de história

Fotos exclusivas do Blog Itiruçu Online

Fotos exclusivas do Blog Itiruçu Online

O município de Jaguaquara, maior cidade do Vale Jiquiriçá, festeja hoje, dia 18 de maio, sua emancipação política e administrativa. São 95 anos de história.  A data celebra o desmembrando de seu território do município de Areia, que existia àquela época, conforme Lei Estadual 1.472.

Jaguaquara possui coincidências com outros municípios baianos e nordestinos, que surgiram em fazendas que serviam como ponto de descanso dos tropeiros e viajantes. Onde está a cidade de Jaguaquara existia a Fazenda Toca da Onça, de propriedade do casal Guilherme Martins do Eirado e Silva e Luzia de Souza e Silva que ali chegou em 1896.

Na sede da fazenda, havia três casas: a casa da sede, residência do casal, posteriormente doada às Franciscanas Imaculatinas e, hoje, Colégio Luzia Silva, uma casa de negócios com depósitos, dependências de empregados e rancharia para viajantes, que foi demolida para dar lugar à Praça J.J. Seabra e, uma casa de farinha que foi reformada e transformada em residência em 1921 e, posteriormente, adquirida pelo então Prefeito Municipal, Dr. Menandro Minahim, político que chegou a ser vice-governador da Bahia. Infelizmente, por falta de sentimentos históricos a propriedade foi vendida pelos herdeiros a um empresário local, que a demoliu.

NOS DIAS DE HOJE

O município sofreu uma mudança radical na sua economia a partir de 1950 quando 41 famílias de imigrantes de diversas regiões da Itália chegaram ao município para se estabelecer em lotes doados pelo governo estadual.  A partir dai foram introduzidas novas tecnologias no processo de cultivo de horti granjeiros, além do aproveitamento de sementes de vários produtos desconhecidos da região, inclusive a uva e o trigo. Com o sucesso dessas 41 famílias chegaram ao município imigrantes oriundos do Japão, Portugal, Peru e Espanha que lá se estabeleceram e ampliaram o cultivo.’

Hoje o município de Jaguaquara  estar dividido entre as microrregiões de Jequié e Vale do Jiquiriçá, destaca-se no contexto agrícola pela produção de abacate (5º produtor). limão (4º produtor), tomate, batata, maracujá, pimentão e chuchu, sendo o segundo maior produtor de hortigranjeiros na Bahia. Economicamente, destacam-se ainda os seus rebanhos bovino, equino, asinino e muar.

Há ainda grande esperança no segmento da mineração com a instalação da Mineradora Anglo-Australiana Rio Tinto, que começará a explorar Bauxita nas terras de Jaguaquara. O município se estende por 928,2 km² e conta com mais de 55 mil habitantes. Vizinho dos municípios de Itaquara, Lafaiete Coutinho e Itiruçu.  Jaguaquara se situa a 38 km a Norte-Leste de Jequié. Com um clima bastante ameno por estar situado a 670 metros de altitude.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas