Itiruçu- Seminário de Educação Especial debate os desafios para a inclusão

DSC02419

A Prefeitura de Itiruçu, por meio da Secretaria de Educação, em atividade do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado, promoveram, na tarde desta segunda-feira (13), no Auditório da Casa Cultura, o I Seminário tematizando a Educação Especial, destinado aos professores da Rede Municipal de Ensino infantil.

O AEE- Atendimento Educacional Especializado-, é coordenado pelo professor Henrique Nunes e pelas professoras Áurea Behrmann e Milena Assis, que são responsáveis por auxiliar crianças com necessidades especiais na rede municipal de ensino. Vale ressaltar que o município de Itiruçu é um exemplo na inclusão de crianças especiais nas escolas e, a partir da criação do Atendimento Especializado, o município tem focado em orientar as famílias e qualificar os professores da rede municipal a fim de acolher crianças especiais na sala de aula.

DSC02397

Foram debatidos assuntos como direito à educação do público-alvo da educação especial, avaliação institucional das salas de recursos multifuncionais, políticas de acesso, permanência e qualidade social, tecnologia assistiva, formação de professores na perspectiva da educação inclusiva, currículo, práticas e avaliação da aprendizagem no contexto da escola, entre outros.

Os assuntos foram debatidos e opinados pelos docentes. O professor Henrique Nunes sanou dúvidas dos professores sobre o assunto.

20150713163732

O evento, intermediado pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), acontece em três momentos. O primeiro foi realizado hoje, segunda-feira (13), com professores, diretores e coordenadores do ensino infantil. O segundo na próxima quarta-feira, dia 15, com a equipe do Ensino Fundamental I e o terceiro destinado  ao Ensino Fundamental II.

Os eventos têm o objetivo de socializar e debater a produção de conhecimento sobre educação especial, destacando o compromisso público e político com a educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos público- alvo da educação especial e com a formação e as práticas pedagógicas de professores. “Nossa expectativa é a de que esses eventos colaborem com a construção da história da Educação e da Educação Especial na perspectiva da inclusão de crianças, jovens, adolescentes especiais, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades nos diferentes níveis e modalidades de ensino”, explica o secretário de Educação Professor Manoel Missias, que esteve presente no Seminário.

DSC02415

O professor Henrique Nunes explicou sobre os direitos da criança especial, frisando que a educação das pessoas especiais  ficavam ao encargo de instituições, escolas ou classes especiais. Hoje, com a nova política de educação inclusiva, deve se dar em todos os níveis do sistema regular de ensino. Com efeito, diversos documentos que garantem às pessoas com deficiência o direito fundamental de não serem excluídas do ensino regular por motivo de suas deficiências.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas