Itiruçu realiza atividades para celebrar o Dia Mundial da Síndrome de Down

sidrome

No dia 21 de março (sábado) foi comemorado em todo mundo o Dia Internacional da Síndrome de Down.  Em Itiruçu, foram feitas homenagens a duas lindas meninas que estão matriculadas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) subsetor da Secretaria Municipal de Educação.

 As meninas são Aninha e Maria Luíza. As professoras Áurea Behrmann e Milena Assis foram até as respectivas escolas e fizeram uma homenagem às meninas esclarecendo aos seus colegas que a Síndrome de Down quando cuidada permite a inclusão total na nossa sociedade. Foi observado durante as homenagens que tanto Aninha no IED Cáritas quanto Maria Luíza na Escola Vivaldo Bastos são muito queridas por seus colegas que as tratam como qualquer colega na sala.

11070632_1554919668121772_3150720830351790980_n

A Síndrome de Down é uma alteração genética ocasionada pela duplicação do cromossomo 21 e que se caracteriza por algumas alterações físicas e no desenvolvimento cognitivo da pessoa. Qualquer casal pode ter um filho com essa síndrome independente de ter casos na família. Contudo, quando a criança é acompanhada desde cedo por uma equipe multifuncional, ela pode se desenvolver como qualquer outra pessoa.

Existem inúmeros registros de pessoas com Down que praticam esportes, artistas, que aprofundam nos estudos. Recentemente Jô Soares entrevistou uma jovem que se formou em jornalismo, pois seu sonho era ser repórter. A sala do AEE funciona no Centro Educacional Adalício Silva Novaes e atende crianças e jovens com necessidades especiais diversas. Com a coordenação do Prof.

 Henrique Nunes, as professoras Milena Assis e Áurea Behrmann trabalham as principais deficiências e dificuldades dessas pessoas. Os resultados tem sido significativos e feito a diferença para a vida dessas pessoas e suas famílias pois elas avançam individualmente em suas tarefas bem como passam a serem mais aceitas e compreendidas pela sociedade.

Núcleo Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Itiruçu


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas