Itiruçu realiza a VI Conferência Municipal de Assistência Social

DSC03728

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) juntamente com a Secretaria de Assistência Social, realizaram nesta última quinta-feira, dia 06, a VI Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. A conferência teve a programação, durante toda a  quinta-feira (06), na Casa da Cultura, das 08 às 17:30h.

DSC03914

A conferência objetivou realizar um balanço da atuação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tratando de suas forças, fragilidades e principais metas e desafios a serem alcançadas, como também discutir a abrangência da atuação do CMAS e sua interface com outros conselhos nas diferentes realidades municipais, além da realidade política de assistência social do país.

11811538_10204770428692843_1303511403349635513_n

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Vivyane Vitório D’ Emídio, destacou que a conferência foi uma solicitação do prefeito Wagner Novaes, que participou durante todo o dia da construção das novas diretrizes. “Foi um grande momento de avaliação, discussão, deliberação sobre a política de assistência social e para a afirmação do SUAS como política de seguridade social, vamos trabalhar para que o debate em torno desta política pública seja orientado com perdões que determinam a universalidade do acesso, a justiça, as condições para o alcance da autonomia e da liberdade de todas as pessoas que se encontram em situações de exclusão devolvendo-lhes a dignidade”., relatou.

DSC03941

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Marlete Novaes, a participação da população, dos representantes das instituições da sociedade e especialmente dos beneficiários dos programas sociais é imprescindível para construir uma pauta que consolide de vez o SUAS como política pública social. Para ela (Marlete), a sociedade precisa conhecer de perto os serviços sociais ofertados pelo município e, ainda, fazer com que mais pessoais saibam dos serviços através do Serviço de Fortalecimento de Convivência de Vínculos, que é desenvolvido em Itiruçu com resultados positivos. Outro ponto frisado pela secretária foi o cofinanciamento.

DSC03806


Para o prefeito Wagner Novaes, a defesa do Sistema Único de Assistência Social merece o apoio e “estamos trabalhando bem, a assistência social é a nossa prioridade e pensamos que ela, juntamente com as outras secretarias possa enxergar de forma transversal, somando esforços, pois é assim que a gente se fortalece. As conferências é um espaço de debate, de construção, de critica e de avaliação, a participação será muito boa pela representatividade de vários segmentos”.

Grupos debatendo eixos

Grupos debatendo eixos

Já para o secretário de Administração, Josman Almeida, o município ampara famílias que vivem em vulnerabilidade social diariamente, mas afirmou ser imoral fazer política com a situação de carência das pessoas.

DSC03878

É obrigação do estado, município e da república, ofertar qualidade de via, mas o processo de construção das políticas públicas precisa de mais participação da sociedade civil, que em expressa minoria, faz terrorismo político-partidário sem noção de como funciona o sistema. É mais barato divulgar uma situação de carência de uma família que ajudá-la encaminhando-a para os setores responsáveis que podem oferecer amparo.

DSC03818

A Conferência Municipal de Assistência Social contou com a participação da palestrante Ivani Duarte Ramos, que norteou os trabalhos sobre o Tema da Conferência.

A Conferência foi mediada pelo secretário de Educação, professor Manoel Missias, que abdicou de suas funções para como cidadão participar de forma direta das formulações de metas e diretrizes do social.

Sobre o SUAS

DSC03909

O Sistema Único de Assistência social (SUAS) é um sistema público que organiza de forma descentralizada o serviço sócio assistenciais do Brasil, com o modelo de gestão participativa ele articula os esforços dos recursos dos três níveis de governo para execução do financiamento da politica nacional de assistência social envolvendo diretamente as estruturas de marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e Distrito Federal.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas