Itiruçu: Prefeitura promove Encontro sobre o Cultivo do Maracujá

DSC00145

A Prefeitura de Itiruçu realizou o I Encontro Regional Sobre o Cultivo do Maracujazeiro Amarelo durante todo o dia desta quarta-feira, dia 03. O evento foi oficialmente aberto pelo prefeito Wagner Novaes, que em sua fala disse da importância de promover ações de apoio e incentivo aos produtores do Maracujá.

IMG_20150603_095114048

“Este evento não tem por finalidade ensinar os produtores a plantar maracujá, mas, sim, ajudar em soluções no plantio, usando novas tecnologias e melhoramento genético. A prefeitura dará todo apoio necessário, desde o apoio técnico a aproximação dos produtores as entidades governamentais e privadas. Iremos levar as entidades até os povoados e comunidades objetivando promover o desenvolvimento que, sem duvidas, irá gerar mais renda e mais emprego a nosso povo”, disse Wagner Novaes, prefeito municipal.

IMG_20150603_094434530_HDR

A região do Vale Jiquiriçá é uma das áreas de maior produção de maracujá-amarelo na Bahia, constituída, em sua maior parte, de pequenos agricultores. Os principais resultados dos estudos realizados na região indicaram uma limitação dos polinizadores de maracujá-amarelo nas plantações.

IMG_20150603_100032320_HDR

Os trabalhos apontam que, nesta região, o número de polinizadores naturais parece não ser suficiente para polinizar de modo eficiente as plantações, o que torna necessária a contratação de mão-de-obra para a realização da polinização manual. A polinização manual é uma prática comum na região e garante altos índices de produtividade. No entanto, esta prática aumenta os gastos associados à produção, reduzindo, assim, o lucro do pequeno agricultor.

IMG_20150603_100746052

Entendendo os problemas dos produtores é que a prefeitura de Itiruçu promoveu o I Encontro Regional Sobre o Cultivo do Maracujazeiro Amarelo, realizado hoje na Casa da Cultura, contando com a participação de Produtores, Vereadores, Associações, Secretários dos municípios regionais, Presidente dos Sindicatos Rurais de Itiruçu e sindicados das cidades vizinhas.

DSC00029

O encontro teve a idealização da Secretaria de Agricultura com apoio do SEBRAE, BANCO DO NORDESTE, FERBASA e ABDA. Com o tema “Manejo e Tecnologias no Cultivo do Maracujazeiro Amarelo”, o evento superou as expectativas de público, que se atentaram de início ao fim, sanando duvidas e dirimindo questionamentos aos palestrantes.

DSC00133

Participaram, além de secretários locais e regionais, os vereadores Josevi Umburanas, Júnior Petrúquio, Alexandre Maimone e Robson Mauro. O vereador Paulo Ézio justificou ausência por questão de saúde, mas, parabenizou pela realização do evento, lembrando que à câmara de vereadores, através de indicações de sua autoria e do vereador Junior Petrúquio, solicitavam apoio aos produtores de Maracujá. Em discurso, representando os vereadores, Josevi Umburanas salientou a importância do Encontro e disse está de braços dados com a prefeitura no intuito de apoiar ações que visam beneficiar os pequenos, médio e grandes produtores.

DSC00087

O principal objetivo foi de abordar as principais questões associadas ao cultivo de maracujá-amarelo. Por meio de uma linguagem clara, os palestrantes conseguiram prender à atenção dos produtores.

DSC00021

Melhoramento Genético na Cultura do Maracujazeiro, com o palestrante Flávio Flores Britto (Doutorando e Mestre em Agronomia / Fitotecnia / Melhoramento Genético pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB).

A 2ª PALESTRA abordou o Manejo da cultura do Maracujazeiro Amarelo.

Com o palestrante, Elzivan Felix Ferreira (Mestre em Agronomia / Fitotecnia / Melhoramento Genético pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB).

A 3ª palestra foi ministrada pela palestrante Gisely Rodrigues, doutorada em Agronomia.

A 4aª palestra, sobre o Plantio de Eucalipto para uso como estacas na condução de estaleiros no plantio do maracujazeiro, ministrada por Arthur Pereira da Ferbasa.

A 5ª palestra abordou o Crédito Rural (AgroAmigo e AgroAmigomais)  com agentes do Banco do Nordeste. Todos os participantes do evento receberam certificados.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas