Itiruçu: prefeito desistiu de afastamento e promete mudar 80% da equipe

wagner

O prefeito de Itiruçu, Wagner Novaes (PSDB), comentou em entrevista para o Blog Itiruçu Online, nesta segunda-feira (22), sobre a questão da possibilidade de afastamento do cargo de prefeito pelos próximos dois anos. Wagner disse ter conversado sobre o assunto com o deputado federal e amigo, Jutahy Magalhães  chegando juntos  a uma decisão.

Wagner: esta informação procedia. Na semana passada, avaliei Itiruçu pelos recursos que o município vem recebendo, chegando à conclusão de que não cobre as despesas. E eu de cabeça quente, vendo a conjuntura apertada, liguei para Jutahy e expliquei a ele às condições reais de Itiruçu, que na verdade é uma situação de todo o Brasil; o governo Dilma conseguiu quebrar todas as prefeituras. Por exemplo, um PSF que gasta 30 mil recebe 10 mil, um Hospital que recebe 90 mil, mas gasta 300 mil para se manter. Todos os programas do governo federal 20% dos valores as prefeituras pagam. Isso sufocou Itiruçu e as demais prefeituras do Brasil. Mediante a essa situação, eu não tive outra saída a não ser  ligar para Jutahy e dizer, mediante a situação favorável de Paulo Souto nas pesquisas, pois  tudo indica  vencer as eleições, eu pedi a ele  um cargo em Salvador e que através dessa secretária, ou outro cargo qualquer, poderia ajudar Itiruçu por tabela com um link direto, só que isso ocasionou alguns questionamentos na cidade,  cobrando de mim e expondo que votou comigo, e isso na verdade,  fez com que pensasse um pouco.  Na última visita que Jutahy fez aqui, para inaugurar os Comitês de Maracás e Jaguaquara, eu tive a oportunidade de conversar mais com ele e chegamos à conclusão: eu deveria e vou ficar esse resto dos  dois anos e pouco frente à prefeitura de Itiruçu, da qual as pessoas escolheram meu nome, e nesse momento  não posso ser fraco a ponto de deixar o pepino na mão de Dra. Rira. Primeiro que ela não merece, e segundo, a minha experiência mim  mostra que,  Paulo Souto ganhando as eleições, como demostram as pesquisas, eu muito ligado como coordenador regional do Vale Jiquiriçá, acredito que,  podemos dá uma nova luta e vitórias para Itiruçu, por quê? Primeiro: essa semana eu tive a insatisfação de saber que o IBGE novamente colocou Itiruçu com a população menor do que a existente, e isso deixa Itiruçu com 400 mil reais a menos. O município  era de 1.0 de receita  caiu para 0.8 em virtude de o ex-prefeito não ter se preocupado com a cidade e abandonado o Censo do IBGE, do qual ele mesmo pagou caro pelo abandono, pois  deixou a prefeitura sem pagar os funcionários de dezembro em 2012, além de  muitos fornecedores sem pagar. Eu tenho dois anos e meio administrando essa situação, Itiruçu recebe aproximadamente 400 mil a menos em relação ao que recebia antes pela sua população, mas com isso, em resumo, conversando com Jutahy chegamos a conclusão que iremos recorrer e ele vai nos ajudar muito através das secretarias no governo Paulo Souto, então,  essa ideia de assumir um cargo no governo Paulo Souto, por parte do PSDB,  era uma coisa real, mas eu garanto a população de Itiruçu que não vai mais acontecer. Eu ficarei até o final do meu mandato, cuidando das minhas obrigações das quais a maioria da população de Itiruçu mim escolheu para ser prefeito.

Blog: o prefeito falou muito em mudanças, mas na verdade, até o momento não houve nenhuma delas no governo municipal. Ainda existe esse pensamento de mudar algumas peças do governo, ou não?

Wagner: eu não direi 100%, mais 80% dos cargos da prefeitura serão remanejados e até substituídos. Realmente não estou satisfeito com o desempenho que essa equipe que nós escolhemos, não tem sido satisfatória, nem para mim, nem para Itiruçu. Haverá muitas modificações. Será como um time de futebol: um reserva entra e o titular sai, o atacante  vem ser zagueiro, o zagueiro vai para o meio de campo, o goleiro  vira atacante, então,  eu garanto que iremos mudar muita coisa, isso com o pé no chão e não com o resultado das eleições, mas sim pensando no bem de Itiruçu.

Blog: na semana passada, o vereador da base, Duda, ameaçou deixar o governo municipal. Como foi que o prefeito contornou essa situação? Conversou com o vereador?

Wagner: dialoguei com o vereador Duda e mostrei a situação difícil que estava passando. Itiruçu nunca passou os momentos difíceis como encontrar-se encarando agora. Como disse: queda financeira de 400 mil e desunião dos grupos; isso não é do meu agrado. Na minha conversa com o vereador, pedi a ele esse tempo, pois não poderia mim deixar em uma época tão difícil como a que eu estou vivendo agora: administrando uma gestão com muitas dificuldades.  Mesmo assim gostaria de lembrar: a saúde e a educação de Itiruçu nunca andaram tão bem como estão agora, a questão é apenas de ordem administrativa, que não permanece bem. Por isso irei colocar cada jogador em suas posições, mudar alguns e contratar outros para que possamos andar a passos largos. Duda entendeu e mim deu esse prazo, afirmando que não iria sair do grupo, decisão que mim deixou feliz.

Blog: o prefeito começou o mandato acalorado, divulgando obras e mais obras, mas até o momento ainda não se viu nenhuma delas ter início. O que aconteceu com as obras anunciadas que não se vê em andamento?

Wagner: tudo que falei é verdade. Quem tiver dúvidas, é só abrir o site da Caixa Econômica que estar lá: a verba do Portal da Cidade, a verba da Rodoviária, do Centro de Artesanato e a verba da Drenagem, que  passará desde a Praça da Feira ao itiruçuzinho para conter as enchentes que acaba causando prejuízos no centro da cidade. Todas essas obras existem, infelizmente, a burocracia é muito grande. De todas essas obras, a única que iniciaremos neste ano ainda é o Portal da Cidade, pois já foi licitada e a caixa já liberou, mesmo assim, depois de tudo pronto, precisávamos de uma empresa que possuísse uma Certidão Ambiental para fornecer areia e cascalho, e isso só consegui há poucos dias: a  empresa para servir esses materiais.

Blog: o prefeito tem percorrido muitas cidades na coordenação do candidato Paulo Souto. Nos últimos dias as pesquisas mostraram um crescimento considerável do candidato Rui Costa do PT. O prefeito ainda está confiante de que Paulo Souto vencerá a disputa em primeiro turno?

Wagner: as pesquisas que tivemos essa semana asseguram que estamos da seguinte maneira: temos a certeza e convicção de que Paulo Souto vence em primeiro turno. O exemplo que trago é que em seu programa de televisão, Paulo Souto destinou metade do tempo para o candidato ao senado, Geddel Vieira, pois realmente o OTTO encostou-se a Geddel. Já Rui Costa não consegue encostar-se a ele. O candidato do PT vem crescendo, isso é verdade. No início ele havia empacado nos 14% que não conseguia saia, hoje,  ele já chega aos 26% e vai chegar até o final da campanha a 35%, só que, 35%  ainda é pouco, pois 35%  de Rui mais 10% de Lídice e com mais o restante do pessoal, isso chega a 45%, ou seja, Souto detém 55% do eleitorado, por isso estamos confiantes. Lógico, eleição é uma caixa de surpresa, temos as pesquisas que mostram isso, mais se chegar a segundo turno para nós será uma grande surpresa,

Blog: e em Itiruçu, houve resultados de pesquisas?

Wagner: realizamos uma pesquisa em Itiruçu onde os deputados Jutahy e Marcelo Nilo detiveram a maioria dos votos. Solla aparece com a metade de Jutahy. Marcelo Nilo não tem concorrente. Reconheço e a democracia permite essa variedade de nomes, pois se tornou uma salada de frutas em Itiruçu. Eu quero alertar ao povo de Itiruçu e dizer quem  verdadeiramente  possui serviços prestados ao município, são duas pessoas: Jutahy e Marcelo Nilo. Eu não posso também afastar inteiramente que nós temos outros apoios junto com Jutahy, a exemplo da turma de Euclides, a turma de Pedro Tavares e a Turma de Sandro Régis. Todas essas turmas se juntam com Jutahy, o que provavelmente levará ele a estar em uma condição melhor de voto do que Marcelo, mas Marcelo na pesquisa passada obteve de 34 a 35% nas intenções de votos.


Comentários

2 Respostas para “Itiruçu: prefeito desistiu de afastamento e promete mudar 80% da equipe”

  1. Avatar

    Erasmo Amorim

    Concordo com o prefeito Wagner de que nossa população está subestimada, no entanto, não houve decréscimo em relação a 2010. Em 2010 tínhamos 12.693 habitantes e a estimativa do IBGE para 2014 é de 13.336, portanto, um ligeiro aumento. Mas ainda vai demorar para atingirmos a realidade que imagino ser de 15 mil em média. Espero que no censo de 2020 alguém tome providência para uma contagem correta.
    http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=291690&idtema=130&search=bahia%7Citirucu%7Cestimativa-da-populacao-2014

  2. Avatar

    mariooliveira

    wagner vai ser secretario só se for de algum governador do Lions ,´porque da Bahia ele nao tem competencia nem cacife politico.É so para dizer amanha que foi convidado e nao aceitou.Só rindo viu!

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas