Itiruçu: Pela 2ª vez no ano, vereadores renunciam cargos na mesa diretora da Câmara e nova eleição deve ocorrer

Vereadores exibiram pedido de renúncias dos cargos na mesa diretora. Fotos/Itiruçu Online.

O clima na Câmara de vereadores de Itiruçu anda conturbado entre aliados. Pela primeira vez na história Legislativa da cidade vereadores renunciaram seus cargos na mesa diretora por duas vezes no mesmo ano. As duas primeiras abandonas ocorreram em 11/06/2018, quando dois vereadores pediram em caráter irrevogável o desligamento dos cargos que ocupavam na mesa diretora da Câmara Municipal de Itiruçu. À época, o então vice-presidente da Câmara Nina Mota (PCdoB), e o primeiro secretário, Jó de Jú (PSD), se afastaram dos cargos.

Já nesta segunda-feira (05), outros três vereadores protocolaram na Câmara seus pedidos de renúncias dos cargos que ocupavam na mesa diretora, sendo acatado pelo presidente Ezequiel Borges (PRB). Usando o termo “em caráter irrevogável”, os vereadores Agnaldo Lopes, do cargo de vice-presidente; Antonio Hélio, cargo de 1º secretário; e Izíllio Vieira Júnior do cargo de 2º secretário, justificando que, as renúncias, inclusive, dos cargos para os quais foram eleitos para o Biênio 2019/2020.

De acordo com informações obtidas pelo Itiruçu Online, as renúncias são baseadas em insatisfações na condução dos trabalhos na casa. Todos os vereadores renunciantes fazem parte da mesma base política da prefeita Lorenna Di Gregorio, aliados do presidente Ezequiel Borges.

O vereador Roberto Silva (PSL) pediu para que fosse lida as renúncias dos vereadores, mas o presidente da casa disse que seriam lidas na próxima sessão. Com as renúncias dos cargos, um novo edital para uma nova eleição deve ser publicado no prazo regimental da casa.  Também será necessário que os cargos vagos na atual mesa diretora sejam ocupados. O  presidente deve convocar nova eleição em prazo regimental, que deve ocorrer na próxima sessão uma nova eleição para os atuais cargos vagos.  Caso não consiga nomes para ocupar os cargos vagos, deverá ser realizada uma nova eleição, por coincidir a renovação completa da mesa. A próxima sessão será na segunda-feira (12), às 19h.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas