Itiruçu mostrou nas urnas anseio de mudanças imediatas

blog

Há 07 dias antes das eleições, o Blog Itiruçu Online fez uma perspectiva de como, possivelmente, ficaria a situação de cada deputado e seus lideres na cidade ( Leia aqui as previsões). Fizemos uma avaliação considerando à popularidade das lideranças que brigaram pelos votos.

A verdade é que todos tiveram uma votação muito abaixo da esperada pelos políticos. Historicamente as eleições mostravam candidatos acima dos 1500 a 250 votos nas primeiras posições. Neste ano o primeiro colocado alcançou 1165 votos apenas. Os dois grandes vencedores da eleição em Itiruçu foram os vereadores Junior Petrúquio e Nino Mota, ambos do PT: juntos somaram 753 votos para o deputado federal Antonio Brito.

O resultado na base governista mostrou insatisfação da população com a gestão tucana, que no voto exigiu mudanças no modo de governar.

Na questão de deputado estadual o Blog apostava da seguinte forma:

Os vereadores Val Caetano, Robson Mauro e Agnaldinho firmaram apoio para o candidato a deputado estadual Sandro Régis. A expectativa era de que Sandro Régis conseguisse uma média acima de 400 a 500 votos. Superaram as expectativas e chegaram a 543 votos.

O vereador Josevi Umburanas seguiu no apoio ao candidato Pedro Tavares; foi a segunda vez que o vereador defendeu o nome do peemedebista. O desafio de Duda era assegurar uma média de 200 votos para Pedro Tavares. Duda superou suas próprias expectativas e alcançou 315 votos.

Já o vereador Paulo Ézio, aliançou-se com o deputado estadual Euclides Fernandes do PDT. Vereador de primeiro mandato foi a primeira vez que buscou votos para um deputado. Esperava-se que, com algumas boas lideranças ao lado de Ézio, Euclides poderia alcançar a média de 350 a 400 votos. Bateu na média do Blog de até 400 votos; obteve 404.

Já o deputado do prefeito Marcelo Nilo e da vice-prefeita, apesar de não ter apoios de vereadores, pode ficar em primeiro lugar na corrida estadual. A estimativa é que ele alcance a casa dos 1.400 votos. Nilo alcançou o primeiro lugar, mas com uma votação abaixo das expectativas; obteve 891 votos.

Oposição:

Como o Blog previa, a votação iria comprovar uma mudança na liderança da oposição em Itiruçu. Agora ex-líder de oposição, o ex-prefeito Carlinhos ficou abaixo de todas as estimativas de votos. A estimativa dele era uma média de 300 votos para Maria Del Carmem e 700 votos para Yulo. Carlinhos alcançou 390 votos para sua estadual, que foi eleita na Bahia. Já para o candidato a deputado Yulo Oiticica, fracassado nas urnas e não conseguiu ser eleito, obteve 337; prova de fracasso na confiança da população de Itiruçu em torno de seu nome no cenário municipal.

Os candidatos da Dra. Lorena, a estimativa era de que, para estadual, alcançasse uma média de 800 a 1000 votos; não conseguiu e ficou apenas com 618 votos. Já o Federal, mais trabalho e conhecido no município, apesar do pouco apoio de lideranças, poderia alcançar uma média acima de 1200 votos; atingiu as expectativas do Blog e chegou a 1165 votos.

Os vereadores petistas Nino Mota e Junior Petrúquio, buscaram votos para o deputado federal Antonio Brito (PTB). Estadual foi o mesmo de Lorena: Clóvis Ferraz. A expectativa para a votação de Antonio Brito estava na casa dos 400 a 500 votos. A maior surpresa da eleição confirmou também o nome do vereador Junior como um dos possíveis candidatos a prefeitura em 2016. Juntos ( Nino e Junior) alcançaram 753 votos para o deputado federal.

O vereador Nilman Brochini firmou apoio ao deputado federal Luiz Argolo. A média de Argolo era manter a votação da eleição de 2010. Sua média de votos era estimada em 300 votos; alcançou 443 votos, mas não conseguiu ser reeleito.Já o vereador Alexandre Maimone, aliançou com o secretário de obras do governo tucano e defendem o nome de Ronaldo Carlertto. A expectativa era de uma média de 280 votos. Ficaram abaixo do esperado e obtiveram 157.

Filho de João Leão, candidato a vice-governador na Chapa do PT, Cacá Leão buscava garantir o gabinete do Pai na câmara federal. Em Itiruçu ele é apoiado pelo Zé de Adroaldo e algumas outras lideranças. A expectativa dos votos dele é uma média que fique na casa dos 250 a 300 votos. Para o estadual Luiz Augusto foi gerada uma expectativas de votos casados com Cacá; obteve 211, dentro da média prevista. O Blog acertou a votação, com uma observação:

Dos 250 votos de Cacá Leão, 45 votos foram casados com Aderbal Caldas, e são representados por Nalva; prestígio do prefeito de Jaguaquara Giuliano Marttinelli em Itiruçu.

Aleluia e Heraldo Rocha foram outros defendidos no município pelo pré-candidato a vereador Duda de Zili. A votação dos dois foi estimada a chegar na casa dos 120 votos. Heraldo Rocha ultrapassou a meta do Blog e alcançou 196 votos. Já Aleluia fixou dentro da expectativa e alcançou 118 votos.

    Os candidatos que buscam votos no município e que, certamente, ficariam como mostrou o Blog, na casa dos 100 votos abaixo: Eduardo Salles foi um exemplo citado, apareceu com 93 votos.

Para presidente, governador e Senador, O blog fez uma expectativa e acertou em todos os cenários.

Agora com a nova formação Política e seguindo o critério de prestígio junto à população, no cenário estadual, Marcelo Nilo volta a ser o representante oficial de Itiruçu na Assembleia Legislativa, vaga que foi deixada por Yulo. Euclides Fernandes foi o segundo mais votado eleito, já que Clóvis Ferraz fracassou e não conseguiu ser eleito deputado.

A soma dos votos no cenário estadual mostra o grupo de situação com 2156 votos. Já na oposição a soma é de 1571 votos. A situação no cenário de deputado estadual mostrou o grupo da base tucana com força e prestigio com a população. Isso coma soma dos principais nomes que podem decidir o pleito de 2016.

     Em outra avaliação, essa no cenário federal o resultado é o seguinte: a base tucana alcançou uma média de 1309 votos. Já o grupo de oposição alcançou 3023 votos, indicando mudanças no cenário municipal em 2016.
Só que, o resultado não pode ser comemorado ainda por nenhum dos grupos políticos: foi uma rejeição a todos os candidatos que ficaram abaixo da expectativa de votos. Um eleitorado de 9800 eleitores, apenas 5300 compareceu nas urnas para declarar apoio.
É sinal de que algo anda errado e a população quer políticas diferentes e inteligentes para convencê-los a irem às urnas.

O resultado fracassa também a intenção de algumas lideranças que sonhavam em galgar a prefeitura, mais não mostraram prestígio nem vontade popular para governar Itiruçu, tiveram votação que não os elegem nem para vereador.
2016 já começou a ser desenhado, é só esperar para ver até onde isso tudo vai chegar…


Comentários

Uma Resposta para “Itiruçu mostrou nas urnas anseio de mudanças imediatas”

  1. Avatar

    Judilce Cadoso

    falta lógica na análise dos resultados da eleição.
    É claro que a junção de vereadores que já conta com seu eleitorado e com ajuda financeira dá um maior número de votos.
    Se houve votos de Cacá Leão foram dados por Nalva, não questiono.
    Por que não falou dos votos de Cacá Leão em Lagedo do Tabocal e em Planaltino.
    O fato de Zé sem exercer nenhum cargo político e já ter prestado benefícios no municipio está incomodando, aos egoistas.Realmente o quadro para as eleições de 2016 já estã desenhado, precisa de mudança JÀ. Chega dever o mesmo filme.

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas