Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Itiruçu mostrou nas urnas anseio de mudanças imediatas

blog

Há 07 dias antes das eleições, o Blog Itiruçu Online fez uma perspectiva de como, possivelmente, ficaria a situação de cada deputado e seus lideres na cidade ( Leia aqui as previsões). Fizemos uma avaliação considerando à popularidade das lideranças que brigaram pelos votos.

A verdade é que todos tiveram uma votação muito abaixo da esperada pelos políticos. Historicamente as eleições mostravam candidatos acima dos 1500 a 250 votos nas primeiras posições. Neste ano o primeiro colocado alcançou 1165 votos apenas. Os dois grandes vencedores da eleição em Itiruçu foram os vereadores Junior Petrúquio e Nino Mota, ambos do PT: juntos somaram 753 votos para o deputado federal Antonio Brito.

O resultado na base governista mostrou insatisfação da população com a gestão tucana, que no voto exigiu mudanças no modo de governar.

Na questão de deputado estadual o Blog apostava da seguinte forma:

Os vereadores Val Caetano, Robson Mauro e Agnaldinho firmaram apoio para o candidato a deputado estadual Sandro Régis. A expectativa era de que Sandro Régis conseguisse uma média acima de 400 a 500 votos. Superaram as expectativas e chegaram a 543 votos.

O vereador Josevi Umburanas seguiu no apoio ao candidato Pedro Tavares; foi a segunda vez que o vereador defendeu o nome do peemedebista. O desafio de Duda era assegurar uma média de 200 votos para Pedro Tavares. Duda superou suas próprias expectativas e alcançou 315 votos.

Já o vereador Paulo Ézio, aliançou-se com o deputado estadual Euclides Fernandes do PDT. Vereador de primeiro mandato foi a primeira vez que buscou votos para um deputado. Esperava-se que, com algumas boas lideranças ao lado de Ézio, Euclides poderia alcançar a média de 350 a 400 votos. Bateu na média do Blog de até 400 votos; obteve 404.

Já o deputado do prefeito Marcelo Nilo e da vice-prefeita, apesar de não ter apoios de vereadores, pode ficar em primeiro lugar na corrida estadual. A estimativa é que ele alcance a casa dos 1.400 votos. Nilo alcançou o primeiro lugar, mas com uma votação abaixo das expectativas; obteve 891 votos.

Oposição:

Como o Blog previa, a votação iria comprovar uma mudança na liderança da oposição em Itiruçu. Agora ex-líder de oposição, o ex-prefeito Carlinhos ficou abaixo de todas as estimativas de votos. A estimativa dele era uma média de 300 votos para Maria Del Carmem e 700 votos para Yulo. Carlinhos alcançou 390 votos para sua estadual, que foi eleita na Bahia. Já para o candidato a deputado Yulo Oiticica, fracassado nas urnas e não conseguiu ser eleito, obteve 337; prova de fracasso na confiança da população de Itiruçu em torno de seu nome no cenário municipal.

Os candidatos da Dra. Lorena, a estimativa era de que, para estadual, alcançasse uma média de 800 a 1000 votos; não conseguiu e ficou apenas com 618 votos. Já o Federal, mais trabalho e conhecido no município, apesar do pouco apoio de lideranças, poderia alcançar uma média acima de 1200 votos; atingiu as expectativas do Blog e chegou a 1165 votos.

Os vereadores petistas Nino Mota e Junior Petrúquio, buscaram votos para o deputado federal Antonio Brito (PTB). Estadual foi o mesmo de Lorena: Clóvis Ferraz. A expectativa para a votação de Antonio Brito estava na casa dos 400 a 500 votos. A maior surpresa da eleição confirmou também o nome do vereador Junior como um dos possíveis candidatos a prefeitura em 2016. Juntos ( Nino e Junior) alcançaram 753 votos para o deputado federal.

O vereador Nilman Brochini firmou apoio ao deputado federal Luiz Argolo. A média de Argolo era manter a votação da eleição de 2010. Sua média de votos era estimada em 300 votos; alcançou 443 votos, mas não conseguiu ser reeleito.Já o vereador Alexandre Maimone, aliançou com o secretário de obras do governo tucano e defendem o nome de Ronaldo Carlertto. A expectativa era de uma média de 280 votos. Ficaram abaixo do esperado e obtiveram 157.

Filho de João Leão, candidato a vice-governador na Chapa do PT, Cacá Leão buscava garantir o gabinete do Pai na câmara federal. Em Itiruçu ele é apoiado pelo Zé de Adroaldo e algumas outras lideranças. A expectativa dos votos dele é uma média que fique na casa dos 250 a 300 votos. Para o estadual Luiz Augusto foi gerada uma expectativas de votos casados com Cacá; obteve 211, dentro da média prevista. O Blog acertou a votação, com uma observação:

Dos 250 votos de Cacá Leão, 45 votos foram casados com Aderbal Caldas, e são representados por Nalva; prestígio do prefeito de Jaguaquara Giuliano Marttinelli em Itiruçu.

Aleluia e Heraldo Rocha foram outros defendidos no município pelo pré-candidato a vereador Duda de Zili. A votação dos dois foi estimada a chegar na casa dos 120 votos. Heraldo Rocha ultrapassou a meta do Blog e alcançou 196 votos. Já Aleluia fixou dentro da expectativa e alcançou 118 votos.

    Os candidatos que buscam votos no município e que, certamente, ficariam como mostrou o Blog, na casa dos 100 votos abaixo: Eduardo Salles foi um exemplo citado, apareceu com 93 votos.

Para presidente, governador e Senador, O blog fez uma expectativa e acertou em todos os cenários.

Agora com a nova formação Política e seguindo o critério de prestígio junto à população, no cenário estadual, Marcelo Nilo volta a ser o representante oficial de Itiruçu na Assembleia Legislativa, vaga que foi deixada por Yulo. Euclides Fernandes foi o segundo mais votado eleito, já que Clóvis Ferraz fracassou e não conseguiu ser eleito deputado.

A soma dos votos no cenário estadual mostra o grupo de situação com 2156 votos. Já na oposição a soma é de 1571 votos. A situação no cenário de deputado estadual mostrou o grupo da base tucana com força e prestigio com a população. Isso coma soma dos principais nomes que podem decidir o pleito de 2016.

     Em outra avaliação, essa no cenário federal o resultado é o seguinte: a base tucana alcançou uma média de 1309 votos. Já o grupo de oposição alcançou 3023 votos, indicando mudanças no cenário municipal em 2016.
Só que, o resultado não pode ser comemorado ainda por nenhum dos grupos políticos: foi uma rejeição a todos os candidatos que ficaram abaixo da expectativa de votos. Um eleitorado de 9800 eleitores, apenas 5300 compareceu nas urnas para declarar apoio.
É sinal de que algo anda errado e a população quer políticas diferentes e inteligentes para convencê-los a irem às urnas.

O resultado fracassa também a intenção de algumas lideranças que sonhavam em galgar a prefeitura, mais não mostraram prestígio nem vontade popular para governar Itiruçu, tiveram votação que não os elegem nem para vereador.
2016 já começou a ser desenhado, é só esperar para ver até onde isso tudo vai chegar…