Itiruçu e região: cresce descuido da população no enfrentamento a pandemia

Cenas de aglomeração e de descuido mostram que população de Itiruçu e região praticamente abandonou os cuidados necessários contra a pandemia.  A situação que parecia tranquila em relação ao novo coronavírus, mas tem se agravado e a estimativa é de colapso nos hospitais públicos no estado.  O Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Itiruçu registrou um aumento considerável de notificações e casos confirmados da Covid-19.  O último boletim foi confirmado mais 15 casos positivos, sendo que 05 receberam os resultados depois de recuperados. O município beira a casa dos 250 casos no geral e 5 óbitos. 226 foram recuperados.

O que se percebeu nos últimos dias foi um descuido de parte da população, com relação às recomendações de distanciamento e cuidados para evitar a proliferação do vírus.  Bares funcionando sem nenhum tipo de fiscalização, casas com festas noturnas, famílias inteiras curtindo em piscinas alugadas, além de grupo de pessoas. Outro setor que abandonou os cuidados do distanciamento social foi parte do comércio, sendo possível observar a falta de compromisso com seus clientes quanto ao espaço e a utilização de máscara dentro dos estabelecimentos.

No mês de Janeiro/2021, o município decretou voltar com as Barreiras Sanitárias, mas não acontece deste o dia 15 de novembro, desde que ocorreu a eleição municipal e foi determinada e retirada das barreiras. Até hoje não há nenhum tipo de fiscalização. Diariamente nas redes sociais são enviadas fotos cobrando exemplo da prefeita Lorenna Di Gregorio, que atualiza sua rede social com fotos em locais sem o uso de máscara, rodeada de pessoas que também estão desprotegidas. A gestora não gosta de ser criticada e prefere devolver às críticas, muitas vezes, com ironias, incorporando o perfil do presidente Bolsonaro, com se o cidadão fizesse de uma coisa simples uma tempestade, mas, diante a uma pandemia, uma liderança é um grande exemplo para à sociedade.

O Itiruçu Online, recebeu, por exemplo, fotos do prefeito  da cidade de Lafaiete Coutinho, João de Freitas, seguindo o péssimo exemplo de reunir com pessoas sem o uso da máscara e sem manter o distanciamento indicado pelas autoridades de saúde. Em uma das imagens. Gestor público que precisa sair diariamente de sua cidade precisa ser exemplo, e usar máscara é cuidar do próximo. A onda na classe tem sido: faça tudo que digo, mas nada do que faço.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas