Itiruçu: Cerimônia de formatura da 1ª turma do Parfor é marcada pelo reconhecimento do Polo Uesb na cidade

Fotos do fotógrafo Wilson Novaes.

Os acadêmicos que concluíram o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), através do Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR), participaram, na noite desta sexta-feira (02) da solenidade de formatura para receberam o grau superior da 1ª Turma do Polo Uesb/Parfor de Itiruçu. A solenidade seguiu o protocolo do cerimonial da UESB e teve início com a execução do hino nacional. Em seguida, o formando Antonio Reis de Novaes proferiu o juramento.

Marcada pela emoção e o reconhecimento da implantação do polo Uesb em Itiruçu, a formatura da primeira turma de alunos de Pedagogia, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), Polo de Itiruçu, que reuniu mais de 300 pessoas no Salão Nobre da Casa Cultura, Maria Lindaura Catunda de Farias.

O nome da turma foi uma justiça a professora  e coordenadora do Curso,  Doutora Maria de Fátima Di Gregorio, que lutou junto à gestão do município, lá em 2014, pela implantação do Polo da Uesb Parfor em Itiruçu. Em sua explanação, a professora fez questão de lembrar-se das pessoas que deram apoio para a chegada do polo Uesb na cidade, a exemplo da professora Iomara Bastos e do professor Manoel Missias, além do ex-prefeito Wagner Novaes. Doutora Fátima Di Gregorio também se lembrou do apoio da atual gestão, referenciando a atual secretária, professora Ana Paula Oliveira, especialista em educação. Aplaudida de pé pelos formandos, foi possível notar a emoção nos olhos da professora Fátima pela escolha do nome para nomear a 1ª turma de formando do Polo Uesb da cidade de Itiruçu, um marco histórico.

O grupo formado por 22 alunas e um aluno, sendo 23 total, apenas 17 colaram grau. Estiveram presentes a Assessora Especial da Reitoria, professora Nádia Machado de Aragão, representando o magnífico Reitor da UESB Dr. Paulo Roberto Pinto Santos; a Coordenadora Adjunta do Parfor, a professora mestra, Laura Maria Caetano da Silva; a coordenadora do Curso de Pedagogia em Itiruçu, professora Doutora Maria de Fátima Araújo de Gregorio; a professora homenageada como Patronesse da turma, Doutora Marise de Santana; a professora Doutora Cláudia de Faria Barbosa, também homenageada como patronesse; o professor Nilson Oliveira de Jesus, homenageado como Paraninfo da turma; a Secretária do curso de Pedagogia Parfor/Uesb, Margarete Cardoso Souza.

Concluíram a Licenciatura em Pedagogia os professores (a): Antonio Reis de Novaes, Áurea Júlia Behrmann Nunes, Dilma Nascimento Queiroz dos Santos, Eliete Dias Reis, Fabiana Maria Gomes Oliveira Santos, Gilmária Oliveira da Pureza Santos, Gilvânia Oliveira da Pureza Santos, Iumara Pires Texeira, Karolina Santos de Sousa, Kelly Luciana Almeida Santos Teixeira, Leila Rodrigues Gonçalves, Maria da Conceição Nunes dos Santos, Rosânia Oliveira dos Santos Miranda, Simone Oliveira Simplício, Solangia Silva de Jesus, Tânia Santos Almeida; e Tayana Maria Ribeiro dos Santos.

A solenidade prosseguiu com a licenciada em Pedagogia, Tayana Maria Ribeiro dos Santos, escolhida como oradora da turma e em seguida a também licenciada, professora Gilvânia da Pureza  para homenagear os mestres da Universidade com placas confeccionadas pela turma.

Os professores mestres homenageados foram: Antonio Rocha da Silva, Carmelita Nascimento Santos, Cláudia de Faria Barbosa, Evanilda Teles dos S. Pedrosa, Maria Fátima A. Di Gregorio, Joelson Alves Onofre, Josmar Barreto Duarte, Lucas Colangeli de Souza, Luciene Matos de Souza, Marise de Santana, Marisela Pi Rocha, Nilson Oliveira de Jesus, Paulo Sérgio Vasconcelos, Sandra Suely Oliveira Souza; e  Zilda de Oliveira Freitas.  Já o funcionário homenageado foi Osmar Santos Cerqueira, porteiro da escola escolhido para ser agraciado pela turma.

A USEB em conjunto com o Governo Federal promove a formação superior de professores por meio do PARFOR. Tal iniciativa concede à USEB a participar do programa do Ministério da Educação (MEC). O PARFOR promove, na modalidade presencial, cursos superiores gratuitos a professores que não possuem a Licenciatura em Pedagogia e lecionam em escolas públicas. No Vale Jiquiriçá, Santa Inês e Jaguaquara foram pioneiras, seguidas logo após por Itiruçu e Brejões, cidades que já formaram segunda turmas do Parfor.

A classe política local foi representada pelo vereador Paulo Ézio, que esteve presente na Plateia prestigiando o momento histórico para Itiruçu, além dele, a ex-vice-prefeita Dra. Rita Novaes e seu esposo, também ex-prefeito de Itiruçu Dr. Aílton Cezarino, marcaram presença.  A prefeita Dra. Lorenna não esteve presente, mas enviou sua representante, a atual secretaria de Educação, professora Ana Paula. O natural e inscrito para representar o executivo seria o vice-prefeito Júnior Petrúquio, que não confirmou a presença. Presente em quase todos os eventos educacionais na região e um dos responsáveis pela implantação do Pólo Uesb de Itiruçu, o professor Manoel Missias esteve presente na solenidade. O presidente da Câmara Ezequiel Borges justificou à ausência.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas