Itiruçu: Campanha de vacinação contra poliomielite

vacinacaopolio

A 36ª Campanha Nacional contra a Poliomielite começa no próximo sábado,15, em todo o país, com o dia ‘D’ de mobilização contra a doença. Em Itiruçu, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) abrirão no sábado para oferecer a imunização às crianças.

A campanha segue até o dia 31 vacinando crianças na faixa etária adequada para receber a vacina, que é de seis meses de vida e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A meta é proteger 95% do público total.

O polivírus não é registrado no Brasil há 26 anos, mas em alguns países a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, atingiu patamares de epidemia. Como a doença não foi erradicada completamente, é necessário que os pais levem os filhos para a vacinação, inclusive os que já se protegeram em anos anteriores, mas que continuam dentro da faixa etária, reforçando a imunização.

De acordo com a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Cristina Almeida, não há fortes contraindicações para a vacina. “É necessário que os pais levem seus filhos para tomar a gotinha contra a polio porque, na campanha passada, precisamos prorrogar o período de vacinação por duas vezes. Não temos registros de casos, mas não podemos negligenciar a doença”, disse.

A fase mais vulnerável à paralisia é a que compreende a faixa de idade entre seis e onze meses de vida. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, que provoca a paralisia dos membros inferiores. Ela é causada e transmitida por um vírus que entra geralmente por meio da boca ou do nariz da criança. A vacina é via oral, não dói, e apenas duas gotas representam uma dose.

Locais de Vacinação em Itiruçu

 

1ª Unidade de Saúde da Família Profº Magalhães Neto

2ª Unidade de Saúde da Família Rubens Amaral

3ª Unidade de Saúde da Família João Batista Cerqueira

4ª Unidade móvel (Praça da Feira)

5ª Unidade de Saúde da Família de Upabuçu

Dia D na Feira Livre.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas