Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Itiruçu: Após decidir pelo fechamento da comarca, Tribunal de Justiça sugere implantação do CEJUSCS

Foto divulgação/Ascom PMI

Após considerar irreversível o fechamento da comarca de Itiruçu, Lajedo do Tabocal e Lafaiete Coutinho, o Tribunal de Justiça da Bahia, deve adotar como medida de agregação de serviços e implantar no município, aproveitando a estrutura do Fórum Local, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejuscs).  Este foi o assunto discutido em reunião com a prefeita de Itiruçu, Dra. Lorenna D’ Gregório (PRB), realizada na sede do TJ, em Salvador.

 

A reunião contou com a presença, além da prefeita Lorenna, do presidente da Câmara Ezequiel Borges, da assessoria Jurídica do município representada por Dr. Ederval Cunha; Dr. Diego Lomanto; e Dra. Vienna Andrade; e representando o serventuário o Sr.  José  Luiz.  Eles foram recebidos pela Dra. Marielza Brandão, representando a Dra. Maria do Socorro, presidente do Tribunal de Justiça.

 

O Tribunal de Justiça recebeu um manifesto popular dos municípios em posições contraria a desativação da comarca, que, de acordo juristas, trará grande prejuízos aos municípios atendidos. Leia aqui sobre o manifesto popular.

 

Nos Cejuscs devem ocorrer os mutirões, assim como as sessões e audiências de conciliação e mediação. Para que funcionem da forma ideal, os centros precisam contar com conciliadores e mediadores do quadro, ou auxiliares da Justiça que são profissionais cadastrados e com formação especializada e visa garantir a presença de mediadores e conciliadores com atuação técnica. Nesta forma de atuação, a Unidade receberá a presença da Juíza uma vez ao mês. *Nota do Itiruçu Online.