Itaquara: câmara atende apelo de prefeita e aprova Lei que autoriza Nepotismo

Fotos/Binho Locutor.

Fotos/Binho Locutor.

Enquanto à justiça tenta moralizar a administração pública, o município de Itaquara, através dos poderes Executivo e Legislativo deram um passo ao regresso e abriram brecha para burlar a Lei do Nepotismo na noite desta última quinta-feira (13), quando, por 5 votos a 4, a câmara baixou a cabeça para a irregularidade, comprovando que, vereadores que integram a base de apoio a administração local abocanham mosca quando o assunto é de interesse da prefeita Dra. Iracema do PMDB.

itaquaraa

Quatro dos nove vereadores do município votaram contra a lei que modificou o antinepotismo, criada em 2007 e que impedia a presença de parentes de até terceiro grau indicados pelo gestor municipal na estrutura da prefeitura.

camaraitaquara

O projeto que previa mudanças na legislação para contratação de parentes no Executivo do município de Itaquara foi aprovado com o voto de minerva do presidente da Câmara de Vereadores, Edinho Barreto (PMDB).

A lei de N°405 antinepotismo, havia sido  enviada pelo ex-gestor Abimael Teixeira em 2007, com finalidade de coibir nomeação de parentes para cargos na gestão pública.

Esposo da prefeita é chefe de governo da prefeitura. Foto/Blog Itiruçu Online.

Esposo da prefeita é chefe de governo da prefeitura. Foto/Blog Itiruçu Online.

“Existe uma súmula da constituição que define que você pode contratar parentes como agentes políticos. Não existe nenhum parente meu contratado pela prefeitura. O que tem são dois nomeados como secretários [o marido e um cunhado], o que pela constituição é permitido”, defendeu a prefeita Iracema Guimarães (PMDB) em contato com o site Bahia Notícias, antes da aprovação do texto.

No atual secretariado, o ex-prefeito de Itaquara e marido de Iracema, Astor Moura Araújo (PMDB), assumiu como secretário de Governo depois que teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral em 2012, relembre clicando aqui. 


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas