Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

INSS em Itiruçu “vira chave” para atendimento digital

INSS em Itiruçu “vira chave” para atendimento digital.

A Agência da Previdência Social em Itiruçu “virou a chave” para o INSS Digital, desde o dia 16/05/2018. O processo de mudança foi acompanhado pela técnica do Seguro Social Tiane Mirella, da Gerência-Executiva do INSS em Petrolina (PE). A Agência Itiruçu, vinculada à Gerência do INSS em Feira de Santana,  também atende os municípios de Irajuba e Lajedo do Tabocal.

A mudança para o INSS Digital implica em economia de tempo e recursos, a exemplo de papel que era um grande gasto, além do que as agências hoje contam com arquivos físicos sobrecarregados. A partir de agora não haverá mais processo físico. Toda a documentação será armazenada em uma “nuvem” virtual.  Ademais, alguns entes terão acesso e legitimidade para operar nesse sistema virtual inserindo a documentação processual, autenticando virtualmente documentos, acompanhando e intervindo nos processos. Ou seja, a presença física dos segurados nas agências será muito menor, desonerando a todos, uma vez que todo o processo, do começo à conclusão será desenvolvido no ambiente digital.

Para isso já estão sendo assinados acordos de cooperação técnica (ACTs) necessários à relação entre o ente e o INSS. Na região alguns já assinaram o acordo a exemplo da Prefeitura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaguaquara. Em Itiruçu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais já deu o primeiro passo que foi enviar a documentação para assinatura do ACT. Com relação à Prefeitura, o INSS estará nos próximos dias buscando uma audiência com a Prefeita para tratar sobre o assunto.

Alguns serviços ainda serão realizados nas agências, mas a partir de agora serão necessariamente agendados pela internet ou pelo telefone 135. Assim, procedimentos como alteração de dados cadastrais, alteração de meio de pagamento (dados bancários), cadastros de procurador/representante legal, transferência de benefícios entre outros serão necessariamente agendados, e a orientação é que só sejam atendidos dessa maneira.  Como toda transição, espera-se um período de adaptação tanto dos servidores quanto do público, mas a mudança vem beneficiar a celeridade, a economia e a comodidade para os usuários dos serviços do INSS.  O INSS de Itiruçu foi uma dos pioneiros na “virada de chave” na região, mas as agências de Maracás e Jequié já nos próximos dias estarão realizando os procedimentos para o INSS Digital. *Com informações colhidas junto à Comunicação Social do INSS.