Inscrições Enem 2016 terminam nesta Sexta-feira

enem-ultimodiaaaaa

Inscrições Enem 2016 terminam nesta sexta-feira! Estamos nos últimos dias do período de inscrição do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. Os estudantes interessados em fazer as provas que serão aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro, sábado e domingo, terão até as 23h59min (de Brasília/DF) da próxima sexta-feira (20) para efetuarem seus registros na página oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Na manhã da última terça-feira (17), o Inep divulgou o último balanço sobre as inscrições do Enem 2016. Até então, quase 5 milhões (4.746.521) de candidatos haviam se registrado. A expectativa do MEC para a edição deste ano é de 8 milhões de estudantes inscritos. Em 2015 foram 7,7 milhões de candidatos inscritos, entretanto, 25,5% deste número (1,9 milhão) não compareceram nos dias de aplicação do Exame.

O único meio oficial de fazer inscrição no Enem 2016 é a página do participante, no portal do Inep, disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante/. O site ficará aberto até o último minuto do período de inscrição. Contudo, é interessante não deixar para se inscrever de última hora, visto que a demanda pode ser elevada, deixando a página sobrecarregada e fora do ar, impedindo a conclusão do cadastro.

Para se inscrever, é necessário que o participante informe os números de seus documentos pessoais: CPF (Cadastro de Pessoa Física) e documento de identidade (RG – Registro Geral). Quem completou 18 anos nos últimos dias e ainda não possui os documentos, perderá o direito de fazer as provas.

No restante do cadastro, é necessário informar outros dados pessoais, tais como: sexo; cor ou raça; estado civil; nacionalidade; endereço; telefone; e e-mail. Além disso, é durante as inscrições do Enem 2016 que o candidato escolhe a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) para as cinco questões da prova de Linguagens, informa o eventual objetivo de obter o certificado de conclusão do ensino médio com a nota das provas e, ainda, indica qual a cidade que melhor lhe atende para ser o local de prova do Enem 2016. Existe uma lista completa dos municípios no próprio banco de dados do site.

Candidatos que possuem alguma necessidade especial deverão informar a situação e escolher qual o atendimento diferenciado a receber nos dias de prova: prova em braile, prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), guia-intérprete para pessoa com surdocegueira, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, sala de fácil acesso, mobiliário acessível e provas após o por do sol de sábado (sabatistas).

Como declarar carência no Enem 2016? Veja como pedir isenção da taxa de inscrição

O valor da taxa de inscrição do Enem 2016 subiu cinco reais em relação ao ano passado, atingindo os R$ 68,00, que deverão ser pagos até às 21h59min do próximo dia 25 (quarta-feira). O pagamento poderá ser realizado em qualquer agência bancária, casas lotéricas e/ou agências dos Correios. O não pagamento da taxa implicará em cancelamento automático da inscrição.

Os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública e que preencherem as inscrições corretamente receberão, de maneira automática, a isenção da taxa de inscrição do Enem 2016.

Todavia, aqueles cidadãos que são membros de famílias de baixa renda e não possuem condições financeiras favoráveis ao pagamento, poderão realizar o pedido de isenção. Tal pedido deve ser feito no preenchimento da inscrição, durante o preenchimento do formulário socioeconômico, a fim de declarar carência no Enem 2016.

Todos os pedidos de isenção serão analisados pelo Inep, que se reserva no direito de exigir documentos que comprovem as informações prestadas pelos candidatos. Por isso, é essencial que o formulário seja preenchido com dados fidedignos. Caso contrário, o estudante perde a chance de participar das provas. Quem receber a isenção e não comparecer nos dias de aplicação do Exame, perderá o direito de realizar novo pedido na edição do próximo ano, em 2017.

Confirmação de inscrição do Enem 2016

Quem preencher corretamente os dados durante o período de inscrição, obedecendo às demais regras e os prazos estabelecidos em edital, terá seu registro validado e poderá acessar o cartão de inscrição do Enem 2016. O Inep disponibilizará o cartão em seu site oficial semanas antes das provas. Para acessar o documento, o participante deverá informar o número de inscrição e senha do Enem 2016.

As informações contidas no cartão são as seguintes: número de inscrição, data, local, horário das provas do Enem 2016, indicação da necessidade de atendimento diferenciado (se for o caso), opção de língua estrangeira e solicitação de certificação (se for o caso). A apresentação do documento não é obrigatória no local do Exame. Os candidatos precisam apresentar apenas um documento de identificação original com foto (RG, CNH, passaporte, etc.).

Se prepare para mandar bem nas provas com o auxílio da apostila digital do Enem 2016 (clique e conheça), o melhor e mais completo material de estudos disponível no mercado!

Acompanhe o Enem 2016 no facebook e fique por dentro de nossas atualizações!


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas