IBGE divulga número de Habitantes em Itiruçu; município não recuperou grau do FPM.

Foto Blog Itiruçu Online/ Jaílson Reis

Foto Blog Itiruçu Online/ Jaílson Reis

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou na manhã desta quinta-feira (28/08) dados atualizados do número estimado da população do país.  De acordo com esse levantamento, o município de Itiruçu chegou ao quantitativo de 13.336 habitantes. Até o ano de 2008, Itiruçu tinha pela contagem do IBGE pouco mais de 16 mil habitantes. Entre os anos de 2009 a 2011, o município diminuiu para a casa de 12. 693 , o que acabou declinando a receita do FPM- Fundo de Participação dos Municípios, com a diminuição de quase 400 mil reais nos cofres públicos.  A falta de emprego foi a principal causa da diminuição da população, que continua perdendo munícipes para outras cidades e estados.

A prefeitura municipal, na atual gestão do prefeito Wagner Novaes (PSDB), buscou uma melhor avaliação do IBGE na tentativa de buscar elevar a receita do município, mas pela revelação do número de habitantes, divulgada hoje, o município não conseguiu voltar a casa de 1.0 de receita, permanecendo no que caiu: 0.8. Segundo a contagem do IBGE, Itiruçu possui hoje 13.336 mil habitantes. O número mostra um crescimento de 643 moradores em relação ao último censo, mas não atingiu a meta que deveria ser de 13. 585 mil habitantes para recuperar os recursos perdidos.

O município já informou através do setor jurídico, que vai recorrer da contagem do IBGE, segundo a prefeitura, com chances reais de voltar a ter a receita incrementada em 1.0.  a prefeitura ainda afirmou que a recontagem deveria de por obrigação ter sido requerida na gestão passada, época que foi realizado o censo. Clique aqui e confira a lista por município. 


Comentários

3 Respostas para “IBGE divulga número de Habitantes em Itiruçu; município não recuperou grau do FPM.”

  1. Avatar

    Eliane Novais

    A cidade não possui nenhum recurso que possa reter o morador, o único jeito é sair, o que Itiruçu tem a a oferecer pra juventude? nada, faz oito anos que vim morar em Salvador, é sinceramente se existisse oportunidade pra mim eu voltaria, pois, gosto muito de minha cidade.

  2. Avatar

    Roque Anderson

    Apesar de não ter nascido em ITIRUÇU eu me considero cidadão Itiruçuense, pois passei parte da minha infância e toda minha adolescência lá, sou louco para voltar pois moro em SÃO PAULO a 8 anos, mas ainda tenho fé que nossa cidade irá melhorar, basta só os governantes de modo em geral ,remar para o mesmo lado, ao invés de fazer o povo de capacho, eles têm que tomar vergonha na cara e brigar para levar ao menos duas indústrias grandes para ITIRUÇU (e não me refiro a fábrica de manequins e nem de palmilha de sapato) mas ao menos uma metalúrgica e uma do ramo de tecidos ou alimentos gerando empregos e renda para a cidade, ae todos saem ganhando, em especial o povo de ITIRUÇU que sofre com roubalheiras. Essa cidade só vai ser livre quando o povo parar de colocar a política acima de tudo, e começar cobrar os governantes para que essa cidade seja um polo industrial, enquanto isso não acontece ITIRUÇU vai virando uma cidade fantasma.

  3. Avatar

    Elaine Santod

    Sair de Itiruçu há 08 anos,a cidade nao oferece nenhum tipo de ocupação para os jovens,isso é culpa da gestão que tudo é voltada a politica porca e nojenta.

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas