Governador Rui Costa inaugura Sistema de Abastecimento de água em Itiruçu

normal_1440692162IMG_20150827_104354
Fotos/Blog Itiruçu Online

Ao lado da prefeita em exercício Dra. Rita Novaes (PDT), do presidente da Assembleia Deputado Marcelo Nilo (PDT), do deputado federal Jorge Solla (PT), da deputada estadual Maria Del Carmem, dentre prefeitos regionais, vereadores e demais lideranças, o governador Rui Costa (PT), entregou à comunidade Vila Luiz Caetano o Sistema Integrado de Abastecimento de Água, que já beneficia cerca de mil moradores do município de Itiruçu. O evento teve inicio no horário previsto, às 10h, na praça da prefeitura.

IMG_3084

.Por meio da Embasa, o Governo do Estado implantou o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), iniciativa que integra o conjunto de medidas do programa Água para Todos, que visa a universalização do acesso à água.  No dia 1° de setembro, o município completa 80 anos de emancipação política. Em discurso, o governador reafirmou que proporcionar água ideal para consumo (potável), é uma das prioridades da atual gestão e que investir em água de qualidade reflete na saúde da população. “Para melhorar ainda mais e dar continuidade ao programa, criamos a Secretaria de Infraestrutura Hídrica, que tem a Embasa e a Cerb executando as obras”.

IMG_3127

Aproximadamente mil pessoas das localidades Várzea, Assentamento do Incra, Eucalipto, Lagoa dos Laços, Marialva e Tiririca foram contempladas com o SIAA composto por uma adutora de 7,7 quilômetros de extensão, além de três reservatórios que, juntos, têm capacidade para 120 metros cúbicos de água. Também prestigiaram o evento os secretários estaduais de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, e da Educação, Osvaldo Barreto, além do ouvidor-geral do Estado, Yulo Oiticica, entre outras autoridades.

20901888116_a559943564_z

A dona de casa Cristiane Miranda, 36 anos, e o lavrador Edmilson Froes, 40, vivem com dois filhos, um deles recém nascido, na comunidade de Várzea. Conforto e higiene foram alguns itens destacados por ela. “Antes, a água que a gente usava não servia para lavar a roupa do bebê. Agora, serve”. Cristiane lembra ainda da dificuldade vivida nos tempos do caminhão pipa. “Antes, [a prefeitura] colocava a água no tanque e a gente tinha que pegar a água com a vasilha para botar dentro de casa. Hoje, a gente tem na torneira, não precisa ficar pegando balde pra carregar a água”.

IMG_3021

Além das moradias rurais, que passaram a receber água regularmente, unidades públicas de saúde e educação também foram atendidas pelo Sistema. Para a técnica em enfermagem, Elma Santana, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Anísio Pires, também na localidade de Várzea, a chegada da água foi essencial. “A gente sofria muito em dia de atendimento. Às vezes, tinha que deixar o banheiro fechado porque não tinha água. E nos dias de lavar, tinha que carregar água de balde. [O SIAA] nos ajudou muito. Muito mesmo”.

IMG_2916

A prefeita em exercício Dra. Rita Novaes, acompanhada do esposo e ex-prefeito de Itiruçu, Dr. Aílton Cezarino, também fizeram parte do ato, que além de visitar a escola estadual Maria Cândida, recepcionou em sua residência toda à comitiva estadual, os prefeitos e demais lideranças para um almoço. A prefeita Dra. Rita ressaltou a importância da visita do governador no município para presentear a comunidade da Várzea com uma obra que leva água de qualidade aos munícipes ruralistas.  “É uma obra que já beneficia nosso povo, ofertando melhor qualidade de vida a todos. Receber esse presente do estado e o governador ter feito questão de nos visitar para poder presentear nossa comunidade, é  para mim na condição de prefeita interina, que além de dá continuidade ao trabalho do prefeito Wagner, quem mais ganha são às famílias.” Disse Dra. Rita Novaes.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas