Golpes  no WhatsApp toma vantagem de desespero do público em encontrar um emprego

Aproveitando-se da onda de desemprego e empregos informais que tomam o Brasil, hackers estão enviando mensagens de WhatsApp com falsas vagas de emprego que, se acessadas, podem instalar vírus e outros arquivos maliciosos ao seu celular.

Desta vez, o golpe utiliza os nomes como da nome da popular rede de supermercados Atacadão, Correios, Coca- Cola, Cacau Show  Americanas e outras, com a mensagem dizendo ser parte de um processo seletivo para vagas que oferecem salários de até R$ 2.800, além de benefícios como assistência média, vale-transporte, vale-refeição e seguro de vida.

Ao clicar no link, o usuário deve responder três perguntas – “Você é maior de idade?”, “Já trabalhou registrado?” e “Tem disponibilidade para fazer horas extras?” – e é redirecionado para uma nova página, perguntando se gostaria de agendar uma entrevista para a vaga de emprego.

Curta nossa página no Facebook e acompanhe as notícias. 

De acordo com a DFNDR Lab, laboratório da empresa de segurança digital PSafe, ao aceitar a “entrevista” a vítima está na verdade autorizando o criminoso a enviar novos golpes via notificações “push”, que permite envio de avisos para usuário após uma confirmação prévia – o que significa que, no futuro, o hacker pode enviar arquivos e notificações maliciosas com total liberdade, sem precisar interagir diretamente com o dono do aparelho.

O DFNDR Lab indica que mais de 1 milhão de pessoas foram afetadas pelo golpe, com 300 mil vítimas só no último dia.

Um representante da rede Atacadão divulgou o seguinte pronunciamento sobre o golpe que usa o nome da empesa: “O Atacadão reforça que a informação sobre vagas de emprego circulando nas redes sociais é falsa. A empresa recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que somente divulga suas vagas por meio dos portais Vagas.com e Catho, além de receber currículos nas células de recrutamento das suas unidades pelo país.”

Para evitar que este tipo de ataque afete seus celular, é importante não clicar em links suspeitos – especialmente com ofertas de emprego, como este – e ter um antivírus instalado no dispositivo, que pode detectar a fraude automaticamente.

 

No mais , o raciocínio lógico irá te ajudar a eliminar as farsas da rede social. É preciso saber o que é boato e notícia. Áudios acompanhado de fotos de crianças anunciando sequestros e sumiços são campeões nas farsas da rede. Para ficar por dentro do que é farsa, acompanhe o site Boatos e fique livre de ser uma pessoa considerada analfabeta funcional: àquele que compartilha tudo que recebe sem saber a veracidade do teor; clique aqui e acompanhe. Você pode, também,  curtir a página de nosso site no Facebook, que sempre alerta para os boatos, clique aqui. 


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas