FBF sorteia Grupos do Baianão 2015

campeonato

Profissionais da imprensa esportiva, dirigentes e representantes de clubes, auditores do Tribunal de Justiça Desportiva (TJDF-BA), árbitros e autoridades do esporte baiano se reuniram, nesta quinta-feira (27), para o “Sorteio dos Grupos do Baianao 2015”. O evento foi o primeiro da programação especial preparada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) para os pouco mais de dois meses que antecedem o início do maior Estadual do Norte/Nordeste.

No Quartel do Exército em Amaralina, na Capital baiana, a entidade deu fim ao sentimento ansiedade que tomava conta dos torcedores e seguidores do futebol baiano para conhecer os grupos da edição 2015 da competição. Os nomes dos 12 clubes foram divididos em seis potes, por ordem de classificação no Campeonato Baiano de 2014. No pote 1 ficaram Bahia e Vitória, campeão e vice-campeão, respectivamente, deste ano. Já no pote 6 ficaram Colo-Colo e Jacobina, campeão e vice da Segunda Divisão e que garantiram acesso à elite.

Apresentado pela jornalista Patrícia Abreu, da TV Bahia, o sorteio definiu os grupos da seguinte forma: No Grupo 1 estarão Bahia, Serrano, Galícia, Juazeirense, Bahia de Feira e Colo-Colo. Já o Grupo 2 terá Vitória, Vitória da Conquista, Jacuipense, Feirense, Catuense e Jacobina.

Vale lembrar que, pela fórmula de disputa, a primeira fase do Baianão 2015 será realizada apenas em jogos de ida, no sistema de grupo contra grupo. Portanto, as equipes do Grupo 1 enfrentarão as do Grupo 2.

Assim, o estadual terá apenas um BAVI na fase de grupos. E o clássico foi motivo para mais uma novidade. O local de disputa do duelo de gigantes foi também sorteado durante o evento. E deu estádio Manoel Barradas, o Barradão. Com isso, Bahia e Vitória se enfrentarão com mando de campo do Rubro-Negro. Já a Arena Fonte Nova, como previamente anunciado pela FBF, receberá o clássico da primeira fase do Baianão de 2016, quando a fórmula de disputa, por lei, terá que ser repetida. Os mandos se inverterão.

Da primeira fase, avançarão para as quartas de final os oito melhores colocados da classificação geral, juntando os dois grupos. Portanto, os oito que marcarem mais pontos seguirão na disputa.

Nas quartas, as agremiações serão divididas em quatro grupos de duas. Já com duelos de ida e volta (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º), a fase definirá os classificados para a Semifinal, que também terá duelos de ida e volta para definição dos dois finalistas. O campeão e o vice-campeão garantirão vagas nas Copas do Nordeste e do Brasil.

Os perdedores da semifinal se enfrentarão pelo 3º lugar do Baianão. O vencedor terá a opção de escolher se ficará com a vaga na Série D ou na Copa do Nordeste. O quarto colocado, por sua vez, ficará com a vaga na competição que o 3º colocado não escolher. Assim, os quatro melhores do Baianão 2015 serão premiados com vagas em competições realizadas pela CBF.

Já os dois rebaixados para a Segunda Divisão de 2016 serão definidos após dois confrontos, de ida e volta. Os quatro últimos colocados da primeira fase, que não se classificarão para as quartas de final, disputarão o rebaixamento da seguinte forma: 9º x 12º e 10º x 11º.

O presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues comentou sobre o evento e a expectativa para o início da disputa. “Agradecemos a presença de todos que compareceram ao evento, presidentes de clubes, auditores do TJD, autoridades, representantes do Governo do Estado. A Federação não tem medido esforços para valorizar o Baianão e proporcionar disputas acirradas e equilibradas dentro de campo. Fizemos uma fórmula diferente, que segue, integralmente, o calendário da CBF. As datas para os Estaduais diminuíram e precisamos trabalhar dentro desse calendário. Buscamos, assim, uma fórmula que não prejudicasse o brilho do Baianão”, disse.

É importante destacar que, com a nova fórmula, o Baianão se tornou um dos campeonatos estaduais mais enxutos do país e um dos que mais atendem às reivindicações do movimento Bom Senso Futebol Clube. “Nós tivemos a criatividade de desenvolver um campeonato onde poderemos proporcionar emocionantes jogos. Praticamente, todos os duelos da primeira fase serão verdadeiras finais, vamos ter muito equilíbrio. Além disso, atendemos as reivindicações do Bom Senso, pois os jogadores terão um período maior de férias e de pré-temporada. Agora, cada clube pode se preparar para fazer o seu melhor. Temos certeza que será um Campeonato de sucesso”, destacou o diretor de registros e futuro vice-presidente da FBF, Ricardo Nonato.

Além de Rodrigues e Nonato, a entidade máxima do futebol baiano foi representada pelo presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim e outros funcionários e colaboradores.

A tabela completa de jogos do Baianão 2015 será divulgada pela FBF nos próximos dias. A bola começa a rolar a partir de 1º de Fevereiro. Antes, a entidade realizará mais um evento da programação pré-Baianão, que será o Lançamento Oficial da competição, previsto para acontecer no mês de janeiro.

Confira os Grupos da 1ª Fase do Baianão 2015:

Grupo 01: Bahia / Serrano / Galícia / Juazeirense / Bahia de Feira / Colo-Colo

Grupo 02: Vitória / Vitória da Conquista / Jacuipense / Catuense / Feirense / Jacobina

Fotos: Carlos Santana // FBF


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas