Estudantes de Brejões conhecem Morro de São Paulo e outros destinos turísticos e culturais da Bahia

As belezas de Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, no município de Cairu, serviram de cenário para uma aula de campo dos estudantes do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, no município de Brejões, no Vale do Jiquiriçá. Por meio do projeto “Conhecendo a Bahia”, os estudantes aprendem aspectos históricos, sociais, ambientais, econômicos e culturais de várias localidades, assim como Morro de São Paulo. O contato com os cenários e a população local contribui com o processo de ensino e aprendizagem, ao mesmo tempo em que desperta no estudante o pertencimento sobre os patrimônios ambiental, histórico, arquitetônico e cultural da Bahia.

Nesta atividade, cerca de 90 estudantes das turmas do 3º ano do Ensino Médio participaram da viagem. Com um roteiro recheado de atrativos, os estudantes visitaram a Igreja de Nossa Senhora da Penha, tomaram banho de argila e realizaram uma caminhada ecológica de Gamboa do Morro até Morro de São Paulo. Já em Morro de São Paulo, os jovens visitaram a Fonte do Imperador, construída em 1746, a Igreja de Nossa Senhora da Luz, o Forte e o Mirante de Morro e fizeram passeios e abordagens sobre a história e geografia do lugar.

O projeto está em execução há oito anos e já levou os estudantes a cidades como Cachoeira, Ilhéus, Itacaré e Salvador. Para este ano, já estão programadas viagens para Praia do Forte, Centro Histórico de Salvador, Cachoeira, São Félix e Lençóis. “Buscamos alinhar o conhecimento com recreação para nossos estudantes, porque estamos localizados em um povoado, ou seja, uma região onde as pessoas dispõem de poucos recursos financeiros para estas viagens. Então, realizamos os passeios com o intuito de possibilitar aos estudantes apreciar os diversos locais e suas belezas nos mais diversos aspectos da natureza, da história e da cultura regional”, explicou o diretor Dirceu Assis.

A estudante Êmile Queiroz, 16, falou sobre a iniciativa. “É uma ideia brilhante da escola em nos levar para conhecer outra cultura, novas paisagens, outros aspectos e até a história dos lugares. Em Morro de São Paulo conheci e observei muito as pessoas de lá, a geografia da ilha e os lugares históricos que tem lá, como o Forte do Morro e a Fonte do Imperador. A forma de chegar até o local também é muito interessante. É impressionante saber que ainda há lugares que você só consegue chegar por barcos”, contou.

Já sua colega, Vitória de Jesus, 15, conta que ficou encantada com as belezas de Morro de São Paulo. “É um lugar muito lindo, com muita história e as pessoas muito receptivas e encantadoras. Aproveitei cada momento da viagem que foi ótima, de muito conhecimento e divertida”, completou.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas