Em reforma há 03 anos, comunidade cobra aceleração de obras do Ginásio de Esportes em Itiruçu

Ginásio deve ser entregue só e 2019. Fotos Itiruçu Online.

Iniciadas ainda na gestão do ex-prefeito Wagner Novaes, algumas obras seguem ritmo lento em Itiruçu. Em atenção aos questionamentos dos leitores do Itiruçu Online, buscamos informações sobre o andamento das obras na cidade.

As duas iniciadas na gestão Novaes e já entregue pelo governo Lorenna foram do Centro de Artesanato, que apesar de inaugurado ainda não funciona para o fim destinado por abrigar comerciantes do Mercadão, em reforma. A outra foi a Academia de Saúde ao Ar Livre, que seria inaugurada para complementar o Portal da cidade, mas por motivos de erros na engenharia a Guarita do Portal foi edificada muito próxima à rede elétrica. Mesmo sabendo da necessidade da relocação da rede para o andamento da obra, quase um ano depois que o serviço será realizado pela Coelba, que havia cobrado do município o valor de R$ 30.000,00 reais para o serviço, já que o erro foi do município e não da companhia.  Com o tempo perdido, estima-se que o valor da obra em caixa tenha se desvalorizado mais que o valor requerido pela Coelba.

Outra obra que é muito cobrada pelos desportistas é a reforma do Ginásio de Esportes, também iniciada na gestão do ex-prefeito, e continua a passos lentos.  De acordo com informações obtidas na última quarta-feira (31) pela equipe do Itiruçu Online, em visita ao local, um Projeto de combate incêndio não havia sido colocado na planilha de orçamento da reforma, sendo exigido pela Lei 13.425/2017, que cria novas normas de segurança, prevenção e proteção contra incêndios em estabelecimentos de reunião de público.   A nova legislação obriga arquitetos e urbanistas e engenheiros a apresentarem ao CAU e o CREA, respectivamente, projetos de prevenção de incêndios sempre que forem exigidos para a edificação.  Á época, ficou a discussão se a empresa executora ou a prefeitura arcaria com o valor do projeto, o que também atrasou o andamento.

Nas fiscalizações, os conselhos ficam obrigados a exigir esses projetos, devidamente aprovados pelas prefeituras. O valor do implemento do projeto/reforma não estava no orçamento da obra, que é de R$ 700.000,00.  O Incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), que aconteceu durante show na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, motivou a discussão das novas normas. A  obra está sendo concluía a primeira parte que representa 50%.  Os 50% restante só será liberado pelo órgão cedente mediante a comprovação das medições feitas. A previsão é de que a reforma seja entregue ainda no primeiro semestre de 2019.

Outras obras:

Nova Rodoviária

A Obra anda dentro dos padrões e nos próximos dias será colocado o telhado, já comprado pela empresa executora.

Quadra do Agarradinho

A obra da Quadra do Agarradinho existe pendências com a construtora, de acordo com informações obtidas.  Não há previsão para retomar a obra, mas, segundo fontes,  o município atua para regularizar as pendências.

Calçamento Rua do Café

A obra segue também dentro dos padrões e deve terminar o mais rápido possível.

100 Casas do Minha Casa Minha Vida

As obras estão sendo realizadas dentro do esperado e não deve haver atraso na entrega.

Água para Vila Pimentel

Outro projeto que aguarda empenho é o de canalização de água para a Vila Pimentel, que levará água tratada para a comunidade. A falta de água nos mananciais para expansão da rede não pode ser motivo de atraso, já que assim que for solucionada a falta de água, a obra já deveria funcionar.

Quadras Poliesportivas

São diários os questionamentos na imprensa, falada e escrita da cidade sobre as quadras em todo município. A do Distrito de Upabuçu, que praticamente foi destruída, aguarda promessas de ser revitalizada. Já do antigo Colégio Roberto Santos, Povoado da Várzea, Vila Pimentel e Santo Antonio, para entrar na agenda de reformas do município é preciso que a prefeitura economize recursos próprios, o que diante a propagada falta de dinheiro, será difícil que todas sejam atendidas.

O Itiruçu Online busca uma agenda com o município para tratar das obras e de outros assuntos. Aguarde nesta página.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas