Em Nota, prefeitura cogita mudança das instalações para prédio do Fórum e divide opiniões

Atual sede da prefeitura. Foto/Portal Itiruçu Online

Diante a possibilidade de uma mudança das instalações da sede da prefeitura de Itiruçu para o prédio do Fórum, onde funcionou há 50 anos a sede do poder judiciário, extinta no início do segundo semestre deste ano por uma medida de redução de custo do Tribunal de Justiça, houve nos últimos dias um amplo debate discorrido sobre a intenção da atual gestão municipal em mudar as instalações do executivo para o espaço do Fórum.

 

As conversas ainda pouco explicadas e confusas continuam.  A prefeitura manifestou-se sobre as opiniões, afirmando a intenção de mudar a sede do poder executivo, que, neste caso, deixaria o prédio atual no centro da cidade, situado à Rua Juscelino Kubitschek, para a Avenida Joao Brandão, onde fica o prédio do fórum.

Sede do fórum cogitada a receber instalações do executivo. Foto/Portal Itiruçu Online

Embora as opiniões expressadas estejam descontentes com a possível mudança, na defesa de ser o atual prédio um patrimônio histórico e que deve continuar atendendo à população na sua originalidade, outros defendem a mudança alegando que o novo espaço contempla a Lei de Acessibilidade, ausente no atual prédio.

 

Outra sugestão, inclusive feita pelo Itiruçu Online, foi a de devolver a casa da cultura as artistas e que de fato volte a ser uma casa para agregar a cultura da cidade e não um setor administrativo, como funciona há anos. Como seria: o município levaria todos os setores e departamentos que hoje ocupam salas da Casa da Cultura Maria Adair, e transformaria o prédio do Fórum em um CAI- Centro Administrativo de Itiruçu-, passando à população a ter direito a Acessibilidade, já que o poder judiciário adequou o espaço na sua extrema de exigência quanto à acessibilidade.   Os serviços oferecidos à população na Casa da Cultura são  muito mais procurados que os da sede da prefeitura. Voltar a ter uma casa que realmente atenda os artistas, escritores e poetas, dentre muitos outros com a casa da cultura 100% voltada para área cultural é indiscutível e elogiável.

Reformada em 2014, Casa da cultura funciona como Centro Administrativo e não agrega acessibilidade. Foto Itiruçu Online.

Também, apensar de a nota do município apenas frisar que, “O prédio onde se cogita á instalação da nova sede possui infraestrutura adequada ao público e ao funcionário com rampas de acesso para portadores de necessidades especiais, estacionamento, salas climatizadas, auditório de reuniões, gabinetes, recepção, entre outros, o que facilita o acesso de todos indistintamente e não haverá custo algum para o Município, vez que, o Prédio já é de uso Público”, a nota não trás citações de reforma no atual prédio ou se o município continuará usando as instalações da prefeitura.

 

 

Confira abaixo a nota da assessoria de comunicação da prefeitura:

 

 

Em respeito à população de Itiruçu e com intuito de esclarecer rumores sobre mudança da atual sede da Prefeitura Municipal para o Fórum, uma vez concluído o fechamento da Comarca, a Prefeitura de Itiruçu faz saber:  “O prédio onde se cogita á instalação da nova sede possui infraestrutura adequada ao público e ao funcionário com rampas de acesso para portadores de necessidades especiais, estacionamento, salas climatizadas, auditório de reuniões, gabinetes, recepção entre outros, o que facilita o acesso de todos indistintamente.

Não haverá custo algum para o Município vez que o Prédio já é de uso Público. Não haverá prejuízo a atual sede, que por sua vez não ficará abandonada, pois o intuito é reestabelecer valores culturais e manter o prédio como ele deve ser: Patrimônio da Cidade.  A prefeita e sua equipe jamais adotarão medidas que venham diminuir, segregar ou cessar a necessidade da população. E desta forma, como sempre foi, compromete-se com a melhoria e o bem comum em primeiro lugar”.

Itiruçu, 13 de novembro 2017.

Fonte: ASCOM


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas