Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Eleitores de Itiruçu, Lagedo, Maracás e Planaltino devem realizar cadastramento biométrico; confira agenda de sua cidade

Eleitores com inscrição eleitoral na 37ª Zona Eleitoral de Maracás, que sedia os municípios de Itiruçu, Lagedo do Tabocal, Maracás e Planaltino, devem realizar o cadastramento biométrico. A convocação vem sendo feita pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) desde o último mês de fevereiro.

O procedimento tem por objetivo oferecer mais segurança ao processo eleitoral e, além disso, compor futuramente o banco de dados do Registro Civil Nacional (RCN), que visa unificar informações dos principais documentos utilizados pelos brasileiros.

A organização de atendimento por município, de acordo informações da 37ª Zona, ficou da seguinte forma:

Nas segundas-feiras devem comparecer os eleitores do município de Planaltino.

Nos dias de Terças-feiras serão atendidos eleitores do município de Itiruçu.

Nos dias de quartas-feiras serão atendidos eleitores do município de Lagedo do Tabocal.

Já nas quintas-feiras os atendidos serão eleitores do município de Maracás. O dia de sexta-feira é destinado para atender eleitores dos 4  municípios. Serão distribuídas 120 fichas por dia a partir do mês de setembro, não havendo definida data para encerrar o atendimento. Apesar do anuncio do recadastramento biométrico, não há previsão data para cancelamento de títulos. O eleitor também poderá agendar o atendimento através da internet no site http://www.tre-ba.jus.br/.

Apesar do avanço no número de recadastramentos biométricos realizados, o TRE baiano chama atenção para o grande número de eleitores ainda em débito com a Justiça Eleitoral. Na capital, apenas 534.181 – 27,365% do total de eleitores – realizaram o procedimento. Na Bahia, dos 10.554.540 eleitores aptos, apenas 2.915.946 (27,62%) já forneceram suas informações biométricas.
A meta estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a Bahia é de 3 milhões de eleitores biometrizados em 2017. Até o momento, 1.447.537 (48,25%) fizeram a biometria este ano. ( Nota Original do Itiruçu Online).