Eleições 2020: Itiruçu não votou por mudança: Veja como foi na sede e zona rural

A maioria do eleitorado Itiruçuense que compareceu às urnas no último dia 15 não votaram por mudanças para o executivo e Legislativo, aprovando o governo Lorenna Di Gregorio nas urnas.  Além de renovar o mandato do executivo, 6 dos atuais vereadores foram reconduzidos a função legislativa, havendo apenas 03 novos eleitos, com observação ao retorno do ex-vereador por 06 mandatos, Val Caetano, que agora exercerá o 7º.

Um levantamento feito pelo Itiruçu Online mostra como a cidade votou em todas as regiões do município.  No total, Itiruçu tem 9.458 eleitores, sendo o comparecimento às urnas de 7.281 eleitores, dos quais 3.845 votaram na renovação do mandato de Lorenna de Gregorio; outros 2.764 votos votaram por mudança pelo candidato Ailton Cezarino; 607 votos não quiserem votar em nenhum dos dois.  2.177 eleitores não compareceram às urnas para declarar apoio a nenhum dos candidatos, sendo registrado como abstenções. Na soma de abstenções e votos nulos ou branco, foram 2.784 votos, com a observação de que os votos de abstenções 68% não residem mais na cidade.

A votação na zona rural seguiu o padrão de comparecimento. No distrito de Upabuçu 535 pessoas foram às urnas, dando vitória a Lorenna Di Gregorio com 286 votos, contra  186 eleitores de Ailton Cezarino. 63 eleitores anularam o voto.  Para o Legislativo, a comunidade escolheu como representante Jairo Ribeiro, que embora não eleito, obteve 78 votos. Também não eleitos, outros candidatos foram votados na comunidade: Helinho com 63 votos, Juliete Serra 58 votos, Helton da Hora 49 votos. Dos eleitos, Ito do Feto obteve 26 votos e Ezequiel Borges 21 votos, representantes legitimados por serem eleitos e votados no distrito.

Na Comunidade Vila Luiz Caetano – Várzea – o eleitorado compareceu para declarar apoio aos candidatos, com o comparecimento de 483 votantes, destes, 289 renovaram o mandato da prefeita Lorenna Di Gregorio, e 168 votaram por mudanças no candidato Aílton Cezarino. 67 pessoas anularam o voto.  Para o legislativo, a comunidade deu apoio com força o candidato eleito Val Caetano, dando a ele 194 votos. Cesar da Várzea obteve 134 votos, mas não foi eleito. O candidato eleito Sidmar obteve apenas 16 votos na comunidade. Ou seja, a Várzea escolheu como líder o vereador eleito Val Caetano, legitimado representante oficial pelo voto.

Na Vila Geraldo Cerqueira o eleitorado não quis mudança. Foram 131 votos renovando o mandato da prefeita Lorenna de Gregorio e 65 votos por mudanças no candidato Ailton Cezarino.  15 eleitores não quiserem votar em nenhum dos dois. Já para o Legislativo, o candidato da comunidade recebeu um recado nas urnas, dando a ele, Ito do Feto, apenas 71 votos, dos 211 possíveis.  O vereador Agnaldinho obteve na comunidade 49 votos na Vila Geraldo Cerqueria e Jó  de Jú 16 votos. A votação dos vereadores que não residem na comunidade foram expressivas, de reconhecimento pelo apoio a seguimentos do local. A comunidade agrega a Baixa do Meio e Povoado Vitória.

Na Vila Pimentel, onde esperava-se a Vitória do candidato Aílton Cezarino, deu por uma diferença de 06 votos a renovação do mandato Lorenna Di Gregorio, com 84 votos contra 78 de Ailton Cezarino e 03 votos nulos. Para o Legislativo, a Vila Pimentel de forma expressiva escolheu seu representante, dando ao vereador Jó de Jú 81 votos pela renovação de seu mandato. O segundo mais votado na comunidade foi o vereador Robertão, com apenas 17 votos.

Na sede do município é difícil prever a proporção de urnas, mas, no entanto, na análise das regiões, com 83% de acerto na análise política do eleitorado, pode resumir da seguinte forma:

Na casa da Cultura, seções que agrega votos dos Bairros Cruzeiro e Real, além do Centro, Lorenna venceu o candidato Aílton com uma frente de 72 votos, obteve 298 contra 226. Já 67 eleitores anularam o voto.

Na seção do Isabel Pimenta, que agrega, em tese, votos do Bairro Antonio Souza Leal, Irmã Jovita e José Alves Teixeira e Centro, Lorenna emplacou uma frente de 126 votos, obtendo 421 votos contra 295 de Aílton Cezarino. Já 73 pessoas anularam os votos.

O Bairro Itiruçuzinho, maior colegiado da cidade, votou pela renovação do mandato de Lorenna Di Gregorio, dando a prefeita 792 votos contra 608 para Aílton Cezarino. 131 eleitores anularam o voto. O Bairro agrega a Belíssima, Pé na Jaca e Andaraí.

 

O Colégio Adalício Novaes, segundo maior colegiado da cidade, recebeu o eleitorado dos Bairros Tancredo Neves, que abarcam o Jacutinga, Rua do Café, Surucucu e Baixinha deram Vitória a candidata Lorenna de Gregorio, com 679 votos contra 537 de Aílton Cezarino. 97 pessoas anularam o voto.

 

O Antonio Francisco de Souza, colegiado que agrega votos do Agarradinho, Santo Antonio e o popular Buraco, deu Vitória a Lorenna Di Gregorio com 645 votos contra 463 de Aílton Cezarino. 126 pessoas anularam o voto.

Em comparação as eleições de 2016, houve uma redução no eleitorado da candidata Lorenna, quando obteve nas urnas 4262 votos, sendo 63% do eleitorado. A época, o candidato Enzo Tenisi obtiveram apenas 37% do eleitorado, com 2503 votos.  Em 2016 compareceram às urnas 7.446, sendo 165 a mais em relação as eleições de 2020.

Em 2020, Lorenna Obteve 3.845 votos, sendo 58,18% da preferência, contra 41,82% de Aílton Cezarino, que alcançou 2.764 votos. A prefeita teve 417 votos a menos em relação a 2016.  O candidato Ailton obteve 261 votos a mais que Enzo Tenise. Em tese, para a oposição vencer o pleito, era necessário conquistar do eleitorado de Lorenna 541 votos, na proporção de um negativo soma-se 2 positivos, mas o jogo dela foi  truncado na busca de apoio, pois a candidata Lorenna não vacilou e também entrou na soma de buscar eleitores que era contra sua gestão e acabou somando, vencendo pela diferença de 1081 votos.  Na proporção, a oposição ficou enfraquecida no Legislativo com apenas 02 eleitos, Sidmar representando a força do PP e Robertão liderando o PSB.  Já o PSD, partido vencedor das eleições, somou 5 cadeiras e o PDT, aliado, cravou dois lugares.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas