Dia de Branco- Caminhada pede Paz pelas Ruas de Itiruçu

pazpazpapapa

Itiruçu – A população aderiu a Campanha em favor da Paz e realizou nesta sexta-feira (22) uma caminhada pelas ruas da cidade em protesto contra o alto índice de criminalidade que intensificou nos últimos anos. A promoção foi de um grupo de amigos liderados pelo jovem Ezequiel Borges, que contou com apoio do município através da secretaria municipal de educação.

DSC00197

Iniciada no principal Jardim da cidade, mesmo com o tempo chuvoso e com um grande número de participantes, que percorreram as principais ruas pelo Centro, pedindo Paz e um basta ao crescimento da violência. Duas mortes foram registradas em 2015, segundo a polícia, oriunda do tráfico de drogas. Vários arrombamentos e furtos foram registrados. A luta é válida. Ela deve ser de todos!

DSC00145

Com participação da fanfara do munícipio, grupos de dança da Universidade do Sudoeste da Bahia- UESB- o caminhada pela paz movimentou estudantes, crianças, adolescentes e idosos, que em cada rua percorrida estendia as mães e colocavam pano branco nas janelas. Alguns comércios também aderiram ao movimento.

DSC00079

Organizadores da Caminhada pela paz!

A finalidade do evento, de acordo com os integrantes, é promover a cultura da paz e alertar sobre a violência. Todas as diferenças politicas, culturais e religiosas foi outro ponto de alerta durante a caminhada. “Precisamos dá um basta no sentimento negativo, principalmente de politica mesquinhas. Aqui nos unimos todos em favor de um único objetivo: a luta pela paz. Precisamos de todos os seguimentos da sociedade de mãos dadas por esta causa”, comentou o jovem Ezequiel, organizador da passeata.

IMG_20150522_165036104_HDR[1]

A música tema da caminha foi a do grupo musical Roupa Nova. Um dos momentos mais aplaudidos da caminhada foi no momento da apresentação do grupo de dança da Uesb, que simbolizou na dança a sintonia da união, do respeito e de diversidade. Vereadores, advogados, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Escolas Municipais, pastores e diversas pessoas da sociedade abraçou a causa vestindo a cor branca, símbolo do evento

Prefeito, primeira-dama, secretários e vereador presentes na caminhada.

Prefeito, primeira-dama, secretários e vereador presentes na caminhada.

“A importância do evento não é simplesmente a caminhada, mas é imprescindível que todos os participantes de hoje e os que sabem que a paz é possível, só depende de nós, possam levar isso para as suas casas. Pode ser um minuto de silêncio, de leitura de uma mensagem. É um exercício para o fortalecimento da paz interior e de sintonia com todos que acreditam na paz. Foi uma caminhada brilhante. Quero deixar ainda mais meu carinho a Ezequiel, mas acima de tudo agradecer pela promoção desta caminhada”, disse o prefeito Wagner, que ao lado da primeira dama e percorreu as ruas da cidade.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas