COVID-19: prefeitos do Vale Jiquiriçá decidem manter comércio fechado e agendam nova reunião por medidas coletivas

Prefeitos ainda realizarão reunião no domingo, 29, para definirem novas medidas sobre o comércio. Foto/Blog Itiruçu Online.

Diante das declarações do presidente da República Jair Bolsonaro sobre o isolamento vertical para evitar a proliferação do vírus , que prioriza apenas o público de idosos e libera os demais para irem as Ruas, na esperança do presidente que Brasileiro não pega nada e vai desenvolver seu próprio anticorpos contra o coronavírus , fazendo com que a gripe seja apenas sintomática de forma leve. A decisão do chefe nacional, no entanto, até agora não funcionou em nenhum país do mundo e estão de encontro as autoridades sanitárias.

O governador Rui Costa adotou medidas de enfrentamento ao COVID-19 na Bahia, e considera radical a decisão dos prefeitos em fechar rodovias e trancar suas cidades, mas defende o isolamento social como medida de prevenção, observando a radicalização em cidades que o coronavírus é declarado de forma comunitária. O estado fechou linhas de ônibus nesses municípios. Rui pediu aos demais municípios que ainda não tiveram casos confirmados que flexibilizem o funcionamento do comércio e discutam medidas a serem adotadas, principalmente em feiras livres.

Vale Jiquiriçá

No Vale Jiquiriçá, até então, os prefeitos decidiram em manter ativos seus decretos de orientações. Em reunião realizada no final da tarde de ontem, quinta-feira ,26, os prefeitos decidiram manter as decisões até a próxima segunda-feira, dia 30. A reunião contou com a participação do prefeito de Planaltino e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá – CONVALE- Zeca Braga,  Robson de Elísio Medrado, Cesar de Milagres, Emerson de Santa Inês, Júlio de Amargosa, Danilo de Nova Itarana,  Fred de Ubaíra, Digão de Mutuípe, João Véi de Lafaiete Coutinho, e participando indiretamente Soya, Mariane de Lajedo do Tabocal e o município de Cravolândia. Na reunião ficou decidido que haverá uma nova reunião no próximo domingo, dia 29, para tomarem uma decisão conjunta sobre o funcionamento do comércio.

Segundo o presidente do Consórcio,  Zeca Braga, em contato com o Itiruçu Online, as decisões dos Decretos Municipais estão mantidas até uma nova reunião. “Voltaremos a realizar uma nova reunião no domingo, dia 29, para tratarmos de que decisões iremos tomar a partir de segunda-feira sobre o funcionamento no comércio, avaliando as possibilidades discutidas, se flexibilizamos para modificar a ação dos comércios que estão fechados ou mantê-los como estão. Até então seguiremos com as orientações dos decretos já estabelecidos, mesmo com a opinião do presidente, do governador e do secretário de saúde. Nós tomamos a decisão, com muito respeito a decisão de cada um sem se envolver no mérito crítico político que eles estão traçando. Preferimos ainda preservar vidas e observar o que acontece com a evolução do coronavírus no Brasil esse momento”, disse Zeca Braga.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas