Contrastes: apesar do inverno rigoroso, seca ainda castiga Itiruçu

Barragem no povoado Vitória está seca, apesar do tempo frio. Foto/Blog Itiruçu Online.

Há quase 20 anos não se vive um clima de inverno tão rigoroso em Itiruçu, conforme relatos de moradores da cidade. “Há muito tempo não sentimos esse frio e temos as ruas pegando limo por causa da neblina fria de inverno. Bons tempos de volta”, relata o Sr. Antonio Tavares.

 

A cidade registra as mais baixas temperaturas dos últimos 30 anos, com registros de 8ºC e sensações ainda menores nas madrugas. Mas o clima que agrada quem mora na sede do município, não deixa nada feliz os ruralistas: a seca ainda castiga e é grande a escassez de água.

 

Grandes mananciais atingidos pela seca dos últimos anos, considerada a mais abrasiva do meio século, estão vazios. Comunidades que possuíam grandes mananciais para uso da agricultura, hoje estão mudando a cultura de plantios exatamente por não manter a capacidade de acumularem água para o maior período do ano.

 

Nos últimos 16 anos, todas as administrações que administram o município mantiveram o decreto de emergência em decorrência dos efeitos da longa estiagem.  O município ganhou destaque nacional a partir de uma matéria feita pelo Itiruçu Online, que exibiu a história de um criador de gado, obrigado a colocar as cabeças das vacas mortas na cerca; todas vítimas da seca. Assista aqui.

 

Em 2017 à situação, embora esteja com paisagens verdes, à escassez de água continua forte. Um das barragens mais antiga e usada por mais de 300 famílias está seca desde o ano de 2008, no Povoado Vitória. Outras represas também receberam água das chuvas, mas não acumularam o suficiente para permanecer cheia. A crise hídrica é uma triste realidade no município de Itiruçu e cidades vizinhas.

 

Ações do município

 

Na de efetivo foi feito com recursos próprios para auxiliar os agricultores, apenas o uso de programas federais para doação de sementes, que foram pouco usadas exatamente pela falta de chuvas. A agricultura continua dormindo e aparecendo em épocas de de ações do governo federal e esclarecendo os produtores que bancos são fontes financiadoras da agricultura.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas