Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Consórcio Intermunicipal do Médio Rio das Contas realiza mais uma reunião com prefeitos

A Câmara de Vereadores da cidade de Jitaúna foi palco, nesta sexta-feira, 18, de mais uma assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal Médio Rio das Contas (CIMURC). Estiveram presentes Heleno Vilar, prefeito de Manoel Vitorino, o prefeito de Jequié, Sergio Suzarte (Sérgio da Gameleira), Raival Pinheiro, prefeito de Apuarema, Willian Almeida, prefeito de Dário Meira, Patrick Lopes, prefeito de Jitaúna, Palloma Uzeda, prefeita de Itamari, Edvaldo dos Santos (Kaçulo), prefeito de Gongogi, representando a prefeita de Ubatã, Siméia Queiroz, Rodrigo Dias, representando Ana Cleia Leal, prefeita de Ibirataia, Júlio Leal, representando o prefeito Adonias da Rocha de Boa Nova, o secretário de Administração, Vitor Pires, representando a prefeita Maria das Graças Mendonça de Ipiaú, secretário de Agricultura, Valney Pestana. Os outros prefeitos, membros do CIMURC, que não puderam comparecer, justificaram suas ausências em função das agendas nos seus municípios. A ocasião contou também com a presença do coordenador dos Consórcios Públicos da Bahia, Zenildo Brandão, o Zé Cocá; o engenheiro Renan Ribeiro, da Secretaria de Infraestrutura do Governo da Bahia; o representante do Território Médio Rio das Contas, Edvard Bastos de Oliveira e o pesquisador do CEPLAC, Antonio Carlos Araújo.

Desde que o consórcio foi reativado, diversas ações já foram implementadas como a recuperação da frota. Haviam máquinas espalhadas por várias outras cidades, inclusive em áreas fora da abrangência do Consórcio. Diversos equipamentos da patrulha, que estavam parados, foram reparados e consertados e a frota já conta hoje com quatro pás carregadeiras, duas retroescavadeiras e uma caçamba. Todas aptas para uso hoje. Outras máquinas já estão passando por reparos.

A secretária executiva do consórcio, Junecassia Rocha Lobo, abriu o encontro com a leitura da ata da última reunião, realizada no dia 2 de junho em Jequié e apresentou os temas que foram discutidos como os serviços de recuperação de estradas. Para tratar deste assunto, o Consórcio trouxe o engenheiro Renan Ribeiro, da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA); o pesquisador da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Antônio Carlos Araújo, falou sobre a importância da fruticultura no processo de diversificação da economia regional; foi falado também sobre a audiência entre os prefeitos consorciados e governador da Bahia, Rui Costa; foi discutido sobre o pleito da regularização fundiária, tão importante para os pequenos produtores rurais dos municípios; e foi tratado, também, sobre um plano de saneamento, junto a Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (AGERSA), órgão subordinado a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (SIHS).
A próxima assembleia ficou pré-agendada para o dia 22 de setembro, em local ainda a ser definido.

(Secom Jequié) .