‘Consórcio do Vale Jiquiriçá recebe equipamentos agrícolas para fortalecer agricultura nos municípios’, diz Zé Cocá

Prefeito João Freitas, recebe do governador equipamentos para o Consórcio.

O Coordenador dos Consórcios Públicos da Bahia, Zenildo Brandão, Zé Cocá, ladeado do presidente do Consorcio do Vale Jiquiriçá e prefeito de Lafaiete Coutinho, João Freitas, juntos ao governador Rui Costa participaram, nesta segunda-feira (18), do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2018/2019, conjunto de ações voltadas para o fortalecimento dos produtores. O evento realizado no Parque de Exposições de Salvador, situado na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), contou com a presença dos prefeitos das cidades baianas que assinaram  o termo de adesão ao Programa Garantia-Safra.

Na oportunidade, o Governo do Estado, através das secretarias de Agricultura (Seagri) e de Desenvolvimento Regional (SDR), realizou  a entrega tratores e outros equipamentos agrícolas que vão beneficiar prefeituras, associações de produtores rurais e consórcios Intermunicipais. O Consorcio do Vale Jiquiriçá recebeu dois importantes equipamentos que servirá os municípios agregados.  Estaremos sempre buscando melhorias para o Território do Vale Jiquiriçá, região que abraço com grande força e tudo que estiver disponível iremos buscar. Os municípios do Vale foram comtemplados por estes equipamentos agrícolas do plano safra, uma reivindicação nossa junto ao governador Rui Costa. “Desta vez fomos agraciados com uma patrol e um trator, equipamentos importantes para que o trabalho chegue com força maior nos municípios”, comemorou Zé Cocá.

Zé Cocá comemora benéficos para o Vale Jiquiriçá.

O objetivo é estabelecer um conjunto de ações voltadas para o fortalecimento dos produtores, como regularização fundiária, prestação do serviço de assistência técnica (ATER), apoio à reforma agrária e à agroindustrialização familiar, além de distribuição de mudas. Durante o evento, Rui entregou equipamentos e anunciou investimentos que somam mais de R$ 400 milhões. “A Bahia tem o maior número de agricultores familiares do Brasil. A cada dia, a gente percebe a melhoria da qualidade, quantidade e comercialização dos produtos da agricultura familiar. Com isso, nós vamos melhorando a renda no campo e o comércio, fortalecendo a economia da Bahia. Apostando na elevação da produtividade e da renda, podemos superar a secular pobreza que acompanha a Bahia”, destacou o governador.

 

Foram entregues 200 títulos de terra, oito títulos de domínio para comunidades remanescentes de quilombo, cinco títulos de reconhecimento de domínio municipal, 43 tratores e 1,7 mil barracas de feira livre padronizadas. Também foram autorizados o lançamento do Edital do Bahia Produtiva para requalificação de agroindústrias e duas chamadas públicas de Ater voltadas para mulheres e agroecologia, além do Projeto Bahia Cacau 2035, que tem como objetivo ampliar a produção de amêndoas de cacau na Bahia em 70 mil toneladas num período de cinco anos.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas