Conscientização da doação de órgãos e tecidos para transplante é tema de palestra em Jequié

Na amanhã desta  quarta-feira, 18, no auditório Waly Salomão, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, a UESB, o Hospital Geral Prado Valadares, em parceria com a Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, realizou uma palestra sobre o processo de doação de órgãos e tecidos, tendo como público alvo os agentes comunitário de saúde e seus respectivos enfermeiros supervisores, para conscientização e importância sobre a doação de órgãos e tecidos para transplante. A motivação para realização de palestra é que, neste mês de setembro, é celebrado, nacionalmente, o Setembro Verde. Na ocasião, estiveram presentes os agentes comunitários de saúde, enfermeiros instrutores e a enfermeira mestra e palestrante do evento, Tâmara Souza, que é coordenadora da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOOT), do Hospital Geral Prado Valadares.

Para se tornar um doador, basta comunicar à família. A doação só ocorre com autorização dos parentes mais próximos. Por isso, é tão importante as pessoas conversarem com seus familiares e expressarem o desejo de se tornarem doadores, após a morte.

Atualmente, a negativa familiar é o principal motivo para a não doação. O objetivo da campanha no Setembro Verde é incentivar o cidadão a declarar para seus familiares e amigos a intenção de ser um doador. Os doadores podem ser de rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e, também, tecidos como ossos, tendões, pele, córneas e valvas cardíacas. Ou seja, um único doador pode salvar até dez vidas.

“Neste mês de setembro, nós comemoramos o incentivo à doação de órgãos, que é o Setembro Verde, comemorado em todo o país. O Hospital Geral Prado Valadares, em parceria com a Prefeitura de Jequié, teve a iniciativa de realizar, através da Secretaria de Saúde com o apoio do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, este momento com os enfermeiros instrutores e com os agentes comunitários de saúde para estarem disseminando as informações sobre o quanto é importante a doação de órgãos e tecidos; como todo esse processo é importante. Nesse momento, nós temos a certeza de que eles estarão multiplicando informações, no sentido de estarem conscientizando a população sobre a importância da doação de órgãos.”, disse Tâmara Souza Santos, coordenadora da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOOT), do Hospital Geral Prado Valadares.

“O Setembro Verde, que é celebrado em todo país, é o mês que incentiva o debate sobre a doação e o transplante de órgãos. Ao longo de todo este mês, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, apresentará ações para conscientizar a população sobre a grande importância da doação de órgãos e tecidos, através de nossos enfermeiros e dos nossos agentes comunitários de saúde. Gostaria de agradecer a parceria do Hospital Geral Prado Valadares, o nosso órgão captador que, com uma equipe capacitada, realiza captação e salva vidas.”, disse o secretário de Saúde, Vitor Lavinsky.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas