Conquista: recém-nascido morre engasgado durante amamentação

Nursering mother

O pequenino João Miguel Souza Silva, com apenas um mês e três dias de vida, morreu engasgado na manhã deste sábado, 14, no bairro Alto Maron, em Vitória da Conquista. A mãe amamentava o bebê no momento que ele engasgou. O socorro foi chamado, mas quando o Samu 192 chegou ao local o recém-nascido já estava morto.

Especialistas dizem que a criança engasgar com o leite materno não é comum e o fato pode até ser sinal de problemas. “O bebê nasce sabendo sugar, ele já fazia isso no útero da mãe,” afirma o pediatra Jorge Huberman. Em entrevista ao site Vila Mulher o pediatra fala sobre os cuidados durante a amamentação para que o bebê não engasgue. O que pode acontecer é que nos primeiros dias de vida o bebê ter problemas na hora de engolir, ou seja, ele suga rápido e fica com muito leite na boca porque ainda engole devagar. “Cabe a mãe ficar atenta ao comportamento da criança, se notar que a criança está demorando para engolir é necessário parar, tirar um pouco o peito e esperar. Assim a mãe vai conhecendo a criança e descobrindo a melhor maneira de cuidar dela. ” Outra dica de Hubermam é nunca amamentar deitada, sempre deixar o bebê mais alto possível.

Depois de terminar de amamentar, não se deve esquecer de colocar a criança para arrotar por cinco a dez minutos. Pode acontecer da criança se engasgar depois, com o ar que engoliu durante a mamada e isso evita. Mesmo com esses cuidados, caso a mãe sinta que o bebê engasgou a primeira coisa a fazer é colocá-lo de pé, isso ajuda ele a recuperar o fôlego. “Não é recomendável fazer manobras que podem machucar e atrapalhar a recuperação do fôlego. A melhor coisa é colocar o bebê de pé e se achar necessário assoprar o rostinho dele.” Para finalizar o pediatra dá a dica. “É importante que quando vá amamentar a mãe esteja fazendo apenas isso e não se distraia com outras coisas. Aquele é um momento dos dois e a mãe deve estar focada naquilo.”

*Com informações do Vila Mulher e Blitz Conquista


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas