Com duas chapas, oposição elege nova mesa diretora da Câmara de Itiruçu

Nova formação do Legislativo. Fotos Blog Itiruçu Online

Nova formação do Legislativo. Fotos Blog Itiruçu Online

Terminou não surpreendendo a eleição da Mesa da Câmara de Vereadores de Itiruçu e a chapa de oposição, com adesão do novo membro do grupo, Robson Mauro Ribeiro (DEM), foi eleita por 5 X 4 votos.

Em 2012, a Oposição tinha 5 votos e a base tucana possuía 4, mesmo assim, o prefeito elegeu seu candidato a presidência, Erisvaldo Novaes, até então PSDB. Nesta eleição, o papel inverteu  e a situação acabou perdendo um vereador da base, que foi  para o comando do Legislativo com a benção da oposição.

DSC00003

Depois de muito cochicho e muito bochicho na segunda-feira à noite, e logo na terça-feira (09) pela manhã, houve a impugnação da Chapa de Oposição, o que impedia concorrer à presidência da casa, decisão revogada na justiça, em liminar concedida no final do dia, possibilitando as duas chapas concorrer à eleição.

DSC00012

Depois de marchas e contramarcharas, o atual presidente Erisvaldo Novaes abriu os trabalhos, colocando em pauta o limite da LOA, estipulado e aprovado em 30% por 5 votos a 3. Ou seja, o executivo terá em 2015 apenas 30% de liberdade no orçamento anual, com direito e pedido de suplementação, caso haja necessidade.

Eleição

Câmara recebeu público como poucas vezes no ano.

Câmara recebeu público como poucas vezes no ano.

Em seguida foram anunciadas as duas chapas e colocadas em votação. Cada vereador dirigiu-se na ordem do voto secreto e, após escolha, depositou o voto na urna. Os vereadores Paulo Ézio e Nilman foram convidados para fazer a contagem dos votos. A apuração contabilizou 5 votos pela chapa de oposição e 04 pela chapa da situação, sendo eleita e declarada vitoriosa a seguinte chapa: Presidente: Robson Mauro Ribeiro ( DEM); Vice-presidente: Junior Petrúquio ( PT); 1º Secretário: Alexandre Maimone ( PC do B) e o 2º Secretário: Nilman Brochini.

DSC00022

Pós-eleição

Um dos momentos de tensão na Casa aconteceu depois que a eleição encerrou-se: o presidente Val Caetano decidiu concluir os trabalhos, decisão contrariada pelos vereadores de oposição, que exigiu do vice-presidente Robson Mauro a continuidade dos trabalhos, sob a defesa de que os outros três vereadores da situação haviam abandonado a sessão.

DSC00028

O vice-presidente Robson Mauro (eleito presidente para o biênio 2015-2016), mesmo com sessão encerrada pelo presidente, acatou ao pedido dos vereadores e assumiu a cadeira de presidente, franqueando a plenária de discussões, com aconteceu demostrando o “tom” de como será o comando da casa na próxima legislatura: mais acirrada e de inteira disponibilidade política e fiscalização do executivo.

DSC00035

Um dos discursos mais enérgicos da noite foi do vereador Junior Machado, acusado pelo prefeito Wagner Novaes de exibir dinheiro em rede social de uma suposta compra de vereador. O prefeito usou o blog de Junior Mascote para estampar a denuncia, leia aqui.

O vereador havia brincado no grupo do Blog Itiruçu Online e desafiado para uma aposta de que a oposição não faria o presidente da Casa, momento em que foram exibidas cédulas de dinheiro pelo desafiador e pelo vereador. A aposta acabou não acontecendo, mas houve a interpretação pelo prefeito de que o dinheiro estaria sendo usado para comprar apoio e eleger o presidente, segundo consta na denúncia, logo justificada no próprio blog pelo vereador.

DSC00045

O eleito presidente Robson Mauro, efervescido pela euforia da vitória, agradeceu em primeiro aos familiares e anunciou oposição ferrenha ao governo tucano, de seu agora ex-aliado político, Wagner Novaes (PSDB). O futuro presidente da Câmara, como dizia na sua última gestão, voltou a citar CPI contra o prefeito que pode, segundo ele, terminar em impeachment, além de já anunciar mudanças na contabilidade.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas