Com Carro-pipa abastecendo zona rural, alunos fazem abraço coletivo por chuvas no movimento SOS, em Planaltino

Comunidades estão sendo abastecidas por carro-pipa.

A seca castiga drasticamente o município de Planaltino. As principais represas de água secaram.  Em algumas fazendas não há água nem para os animais. Ações para auxiliar o homem do campo no sentido de amenizar os efeitos da seca estão sendo feitas pelo município, por meio da prefeitura, com o abastecimento com carros pipa realizado  onde a situação é mais critica.

O carro pipa doado ao município pelo governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento -PAC- corre a população rural, garantido água de consumo diário. O atual prefeito de Planaltino, Zeca Braga, disse que a prefeitura tem procurado manter a regularidade no abastecimento para uso humano através do carro pipa, mas que a situação dos animais também é preocupante com o esvaziamento  de barragens na zona rural.

-“ O terrível tem sido lidar com a falta d’água na zona rural para os animais. Além da restrição que estamos tendo para uso de consumo humano, a falta de água para criação de animais na zona rural é extremamente preocupante e vem causando um grande problema.  Esta seca estar caracterizada como maior crise hídrica de todos os tempos. Planaltino tem hoje talvez a maior rede de distribuição de água para zona rural entre os municípios do Vale Jiquiriçá, mas todos os sistemas estão comprometidos.  Os mananciais estão numa situação de calamidade e todos secos.”- Clique aqui e leia entrevista do prefeito sobre a seca.

Uma ação de conscientização está sendo desenvolvida com o envolvimento das escolas públicas para salvar uma das barragens mais importantes do município, usando para captação de água no abastecimento da cidade.  Alunos e professores visitaram a barragem e de mãos dadas fizeram o gesto de esperança por chuvas, visualizando a imagem do manancial seco. O movimento SOS NOVA ESPERANÇA chamou atenção na cidade.

O movimento alertou a sociedade para cuidar da Barragem e se adequassem a realidade. Os alunos fizeram a limpeza do local e o abraço coletivo foi uma demonstração de que todos unidos podem preservar a represa. Durante o abraço coletivo foi feita uma oração pedindo chuvas.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas