Com arrecadação de 243 mil reais da Cosip, Prefeitura de Jequié investe quase um milhão de reais na modernização da iluminação pública

Considerado um dos mais arrojados e modernos projetos de iluminação pública do interior da Bahia, o Jequié Inteligente, criado pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria de Infraestrutura, vem promovendo a recuperação, ampliação e modernização da estrutura da iluminação pública em todo o município, um investimento de quase um milhão reais, que já contemplaram praças, ruas e avenidas nos bairros e distritos mais distantes.

Do montante de recursos investidos na execução da recuperação e modernização da iluminação da cidade, R$ 243, 964,99 (duzentos e quarenta e três mil reais, novecentos e sessenta e quatro reais e noventa e nove centavos) vieram da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip), e o restante do valor do que foi investido, até o momento, vieram de recursos próprios do município.

As equipes de trabalho já fizeram a recomposição de cerca de 1.600 pontos de iluminação e constam no registro, solicitações para a intervenção técnica em mais 1.400 pontos, o que totalizará 3.000 pontos de iluminação que terão passado, ao final desta primeira etapa, por algum dos serviços de substituição, ampliação, recuperação ou modernização, o que vai representar, além da eficiência, uma redução na conta de energia do município em mais de 50%.

Para que pudesse ser executado, o programa Jequié Inteligente contou com treinamento da equipe técnica e de monitoramento, que utiliza uma moderna sala de controle, onde os postes de iluminação que receberam o QR-Code são registrados e identificados via georreferenciamento, informações que vão alimentar o aplicativo SipuB Iluminação Fácil. O aplicativo, disponível para download, tanto para a plataforma iOS quanto Android, é uma ferramenta que vem agilizando todo o processo de solicitação dos serviços de iluminação pública para a população.

“Tivemos até agora, uma receita de R$ 243 mil reais da Cosip e já investimos quase um milhão de reais, exclusivamente na iluminação pública. O processo de ampliação e modernização da iluminação pública ainda não acabou, pois temos muito ainda a fazer, nos quatro cantos da cidade e quando assumimos o compromisso de fazer mudanças, assumimos o compromisso de, verdadeiramente, efetuar melhorias estruturais que fossem, além de importantes, que fossem urgentes para o avanço da cidade. Jequié vinha de um gigantesco déficit no setor da iluminação pública e o que tinha, ou estava quebrado, ou estava abandonado, ou funcionava de forma muito ruim ou, o pior de tudo, não existia. Bairros inteiros às escuras! Graças a Deus, conseguimos promover as transformações no setor, contando com o trabalho de uma equipe eficiente e que soube entender a urgência de fazer os reparos, as reformas, a reestruturação da iluminação pública e o resultado é este que a população vem acompanhando ai: Jequié mais iluminada, mais bonita e, o mais importante, muito mais segura para as famílias frequentarem as praças, as vias públicas.”, afirmou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas