Cidades de Planaltino e Irajuba seguem sem casos de Covid-19 e estão afuniladas por vizinhas de território

Planaltino segue sem caso de covid-19. Foto/Blog Itiruçu Online.

A chegada do novo coronavírus no Vale Jiquiriçá já atingiu quase todos os municípios. Os que ainda não registraram casos da Covid-19, sofrem um afunilamento com municípios vizinhos e não sabem que tipo de orientações serem tomadas para impedir a proliferação do vírus, a não ser as mesmas adotadas através das orientações vigentes em todos os municípios.

Casos dos municípios de Planaltino e Irajuba, que até a noite desta terça-feira (30), comemoram seus resultados contra a covid-19, sem registrar nenhum caso da doença. As duas cidades, que são vizinhas,  vivem situações parecidas: estão rodeadas por vizinhos que crescem números da Covid-19.

No entanto, os dois municípios seguiram orientações severas contra o avanço do vírus, adequando ações  iguais e mais amplas aos municípios com casos positivos. Os prefeitos atentam os munícipes para o distanciamento social e os cuidados orientados pelos órgãos sanitários. Para Zeca Braga, prefeito de Planaltino e presidente do Consorcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale Jiquiriçá, o município abraçou a defesa de proteção a vida. “Nosso abraço na luta contra o avanço da Covid-19 continua sendo na proteção de salvar vidas. Entendemos o momento difícil que todos nós estamos passando na economia, adaptando a cada dia a nova normalidade que somos obrigados a orientar. Seguimos trabalhando, mas quanto mais vidas forem protegidas, será o resultado dos esforços dedicados para mantê-las longe do coronavírus”, disse Zeca Braga.

Em diversos municípios, mesmo com números crescentes, a preocupação tem sido na reabertura gradativa do comércio, por já terem fechado no início da pandemia e, agora, com o pico sendo alcançado no Brasil, já não conseguem viver com e economia parada. Mas, no caso de municípios com situações iguais a de Planaltino e Irajuba, a solução seria isolar de outros municípios e manter ativa a economia interna? Ou flexibilizar a comercialização regional?

Os dados atualizados no Vale Jiquiriçá podem ser acompanhados diariamente através do Convale. No território o município de Jaguaquara é o epicentro, com registro de 223 casos. Clique aqui e acompanhe.


Comentários

Deixar uma Resposta


Notícias Relacionadas