Chuva volta a causar transtornos em Vitória da Conquista

Foto: Anderson Aguiar

Foto: Anderson Aguiar

Pela segunda vez em três dias, 20 minutos de chuva intensa ocasionaram diversos transtornos na região central de Vitória da Conquista. A foto acima foi registrada por um leitor do Blog da Bia Oliveira, na Travessa dos Artistas, local de forte comércio em que há o predomínio de barracas de venda de eletrônicos, roupas e acessórios. Na segunda-feira, primeira chuva torrencial da primavera de 2014 em Conquista, vendedores deste local perderam grandes quantidades de mercadorias.

Normalmente, nas cidades, se cria um microclima, denominado, geralmente, como ilha de calor, local em que a tendência é chover mais. O problema é que nas regiões de alta concentração de população, a vegetação é mínima e as ruas e avenidas cobertas por asfalto, o que impermeabiliza o solo, de forma que a água das chuvas não é drenada, formando grandes enxurradas, principalmente em cidades de serra, como é o caso de Vitória da Conquista.

Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura informou que tem investido na realização de obras de drenagem antes de executar serviços de pavimentação. Informou, ainda, que os técnicos da Defesa Civil visitaram vários pontos da cidade e constataram que a água, apesar de invadir algumas casas e pontos comerciais, não provocou ocorrências mais graves. Segundo a Administração municipal, a cidade não se encontra em alerta vermelho.

Em casos de deslizamentos, desabamentos, enchentes, inundações, entre outras emergências, o cidadão pode solicitar ajuda por meio do telefone da Defesa Civil: 199.

Por Bia Oliveira. 


Comentários

Os comentários estão fechados.

Notícias Relacionadas